quarta-feira, 2 de março de 2011

Hemant Kumar - Hai Apna Dil To Awara - Solva Saal [1958],BIOGRAFIA& LUIZA GOIANAPOLIS BOLLYWOOD.






BIOGRAFIA :




Hemanta Mukhopadhyay Kumar
Origem: Wikipédia,
Hemanta Mukherjee
Nome do nascimento Hemanta Kumar Mukhopadhyay
Nascido 16 de junho de 1920
Varanasi, Uttar Pradesh, Índia
Morreu 26 de setembro de 1989
Calcutá, Bengala Ocidental, na Índia
Gêneros Hindi / Reprodução Marathi e bengali
Ocupações Cantor / Compositor
Período em atividade 1937 - 1989
Hemanta Kumar Mukhopadhyay (bengali: হেমন্ত কুমার মুখোপাধ্যায়; Hemonto Kumar Mukhopaddhae) também conhecido como Hemanta Mukherjee (16 de junho, 1920 - 26 de Setembro de 1989) foi um índio cantor, compositor e produtor. Ele cantou no cinema hindi, com o nome Hemant Kumar.
INDICE
1 Início da vida
2 carreira musical precoce
3 Família
4 Sucesso e migração para Mumbai
5 ascensão na carreira
6 produção do filme
7 última parte da carreira
8 Inglês filmografia como compositor
9 Bengali filmografia como compositor
10 Hindi filmografia como compositor
11 Bhojpuri filmografia como compositor
12 Referências
13 Fontes
14 ligações externas
Início da vida

Hemanta nasceu na cidade de Varanasi, na Índia, embora sua família veio de uma aldeia chamada Baharu em Bengala Ocidental. Eles migraram para Calcutá, no início do século 20. Hemanta lá cresceu e freqüentou Mitra instituição escolar da área Bhawanipore. Lá ele conheceu seu amigo de longa data, Subhas Mukhopadhyay que depois se tornou um poeta bengali. Depois de passar os exames intermediários (12 º ano), se juntou ao Hemanta Asutosh College da Universidade de Calcutá [1]. No entanto, ele deixou os acadêmicos de prosseguir uma carreira na música, apesar da objeção dos pais. Ele rapidamente tentou sua mão em literatura e também publicou um conto numa revista de prestígio Bengali chamado Desh, mas pelo final da década de 1930 ele foi cometido inteiramente à música.
Precoce carreira musical

Sob a influência de seu amigo Subhas Mukhopadhyay, Hemanta gravou sua primeira canção para a All India Radio, em 1933. A primeira linha da música foi Amar Ganete marca Ele Nabarupi Chirantanii. Hemanta carreira de música foi principalmente como mentor o músico bengali, Sailesh Duttagupta. Em uma entrevista na televisão no início de 1980, Hemanta mencionou que ele também havia recebido uma formação de música clássica de Ustad Faiyaz Khan, mas a sua tutela foi interrompida pela morte prematura de Ustad.
Em 1937, Hemanta cortar seu primeiro disco de gramofone, sob o rótulo Columbia. As canções (filme ou não) deste disco foram Janite Jadi Go Go Tumi e Balo Balo Mais cujas letras foram por Naresh Bhattacharya e música foi composta por Sailesh Duttagupta. A partir daí, a cada ano Hemanta continuou a gravar discos sem filme para a Gramophone Company of India (GCI) até 1984. Suas primeiras músicas foram Hindi Kitana Dukh Bhulaya Tumne e O Preet Nibhanewali, lançado em 1940 sob o selo da Columbia GCI. Música para estas canções foram compostas por Kamal Dasgupta, as letras eram de Faiyaz Hashmi.
Hemanta música do primeiro filme estava no cinema bengali Nimai sanyas lançado em 1941. Música para este filme foi marcado por Hariprasanna Das. primeiras composições Hemanta para si mesmo foram as músicas Bengali filme não-Katha Kayonako Shudhu Shono e Amar Biraha Akashe Priya, em 1944. Letra essas duas músicas eram de Amiya Bagchi.
Suas canções primeiro filme em hindi foram Irada em 1944 Pt. Amarnath direção da música. As letras eram de Aziz Caxemira.
Hemanta é considerado um expoente da Rabindrasangeet. Sua primeira Rabindrasangeet registrado foi no filme Bengali Priya Bandhabi (1944). [2] A canção foi Pather Sesh Kothaye. Ele gravou seu disco Rabindrasangeet primeiro filme não em 1944 com o Columbia. As músicas foram Aamar Aar Habe Na Deri e Keno Pantha E Chanchalata [3].
Seu primeiro filme como diretor foi a música de cinema bengali Abhiyatri em 1947. Embora muitas das canções gravadas Hemanta durante este tempo foi aclamado pela crítica, sucesso comercial grande iludiu até 1947. Alguns cantores masculino contemporâneo de Hemanta em bengali em torno desse período foram Jaganmay Mitra, Robin Majumdar, Satya Chowdhury, Dhananjay Bhattacharya, Sudhirlal Chakraborty, Bechu Dutta [4] e Talat Mahmood.
Família

Hemanta tinha três irmãos e uma irmã, Nilima. Seu irmão mais velho, Tarajyoti, foi um contista em bengali. O irmão mais novo, Amal Mukhopadhyay, compôs a música para alguns filmes de Bengali, especialmente Hospital e Abak Prithibi. Ele também gravou algumas canções em bengali na década de 1960 [5].
Em 1945, casou com Bela Hemanta Mukherjee (falecido em 25 de junho de 2009) [6], um cantor de Bengala. Embora Bela (nome de solteira também Bela Mukhopadhyay) cantaram algumas canções populares em um filme bengali, Kashinath (1943), com música de Pankaj Mullick - ela não prosseguir activamente a sua carreira musical após o casamento.
Eles tiveram dois filhos: um filho, Jayant, e uma filha, Ranu. Ranu como Ranu Mukhopadhyay perseguiu uma carreira musical no final dos anos 1960 e início de 1970, com algum sucesso. Jayant é casado com Moushmi Chatterjee, uma atriz de cinema indiano, que foi popular na década de 1970.
Sucesso e migração para Mumbai

Em meados dos anos 1940, Hemanta se tornou um membro ativo do Teatro do Povo Indiano (Associação IPTA) e começou uma associação com outro membro IPTA ativo - compositor e compositor - Salil Chowdhury. Uma das principais forças motrizes por trás da criação de IPTA foi a fome de Bengala em 1943 ea passividade da administração britânica e os indianos ricos para impedir que isso aconteça. Em 1948, gravou uma canção Hemanta filme não chamou gaNyer badhu (literalmente se traduz em "A noiva rurais) que tinha letra e música de Salil Chowdhury. A canção seis minutos gravados nos dois lados de um disco de 78 rpm foi cantado em ritmo variável e não tinha a estrutura convencional e tema romântico de uma canção bengali. Ele retratou a vida idílica de uma mulher, próspera e solidária rural e de sua família, e como ele fica devastado pelos demônios da fome e da pobreza que se seguiu. Esta canção gerou uma popularidade imprevisíveis para Hemanta e Salil no leste da Índia, e, de certa forma, estabeleceu Hemanta à frente de seus contemporâneos masculinos. Hemanta e Salil novamente emparelhado em diversas canções ao longo dos próximos quatro anos e quase todas essas músicas provou ser muito popular [7].
Por volta do mesmo período, Hemanta começou a receber mais atribuições para a composição de música para filmes em bengali. Alguns desses filmes foram para um diretor nomeado Hemen Gupta. Quando se mudou para Mumbai Hemen alguns anos mais tarde, ele chamou Hemanta de compor músicas para seu primeiro trabalho como diretor em Hindi intitulado Anandmath sob a bandeira Filmistan. Respondendo a este convite, Hemanta migrou para Mumbai em 1951 e se juntou ao Filmistan Studios. A música de Anand Math (1952) foi um sucesso moderado. Talvez, as canções mais notáveis do filme é cantada por Vande Mataram Lata Mangeshkar, que Hemanta definido como uma melodia de desfile. Após Anandmath, Hemanta marcou a música para alguns filmes, como Filmistan Shart nos anos seguintes, as canções das quais recebeu a popularidade moderada. Simultaneamente, Hemanta também ganhou popularidade em Mumbai como um cantor de reprodução [8]. Suas músicas reproduzidos para o ator Dev Anand sob diretor musical Sachin Dev Burman em filmes como Jaal, Casa n º 44, e Solva Saal se tornou bastante popular.
ascensão na carreira

Em meados da década de 1950, Hemanta havia consolidado sua posição como um cantor e compositor de destaque. Em Bengala, ele foi um dos expoentes máximos da Rabindrasangeet e talvez o mais procurado depois que o vocalista do sexo masculino. Em Mumbai, cantando junto com a reprodução, também um nicho como compositor. Compôs música para um filme falado em hindi chamada Nagin (1954), que se tornou um grande sucesso devido principalmente à sua música. Canções de Nagin manteve-chart toppers continuamente por dois anos e culminou com Hemant receber o prestigioso Filmfare Best Music Award Diretor em 1955. O mesmo ano, ele marcou a música para um filme chamado Bengali Shapmochan em que ele também jogou para trás quatro músicas para o ator Bengali Uttam Kumar. Isto iniciou uma longa parceria entre Hemant e Uttam como um par de cantor-ator de reprodução. Eles eram os mais populares duo cantor-ator em bengali Cinema na próxima década.
Na última parte da década de 1950, a música Hemanta compôs e cantou para bengali e vários filmes em hindi, gravado Rabindrasangeets várias canções bengalis filme não. Quase todos estes, especialmente suas canções Bengali se tornou muito popular. Este período pode ser denominado como o auge de sua carreira e durou quase uma década. Ele cantou canções compostas pelos diretores principais da música na região de Bengala, como Nachiketa Ghosh, Chatterjee e Robin Salil Chowdhury. Alguns dos filmes notáveis Hemanta música composta por ele mesmo durante esse período incluem Harano Sur, Marutirtha Hinglaj, Neel Akasher Neechey, Lukochuri, Swaralipi, Deep Jwele Jaai, Shesh Parjanta, Kuhak, Dui Bhai, e Saptapadi em bengali e, Jagriti e Ek oi Raasta em hindi.
produção do filme

No final dos anos 1950, Hemanta aventurou em produção de filmes sob sua própria bandeira produções Hemanta-Bela. O primeiro filme sob esta bandeira era um filme em bengali dirigido por Mrinal Sen, intitulado Neel Akasher Neechey (1959). A história deste filme foi baseado na labuta de um vendedor ambulante chinês em Calcutá, na Índia como pano de fundo a luta da liberdade. O filme foi para ganhar o ouro, o Presidente da medalha - a maior honra para um filme de Governo da Índia. Na próxima década, a empresa Hemanta de produção foi rebatizado produções Geetanjali e produziu vários filmes em hindi, como as abelhas Saal Baad, Kohraa, Aur Biwi Makaan, Faraar, Rahgir e Khamoshi - que teve a música por Hemanta. Quase todos estes, com excepção das abelhas e Khamoshi Saal Baad, não foram grandes sucessos comerciais. Voltar em Bengala, Hemanta marcou a música para um filme intitulado Palatak em 1963 onde fez experiências com a fusão da música folk Bengala e música ligeira. Isto provou ser um grande sucesso e estilo de composição Hemanta mudou sensivelmente para muitos de seus futuros filmes em Bengala, como Baghini e Badhu Balika. Nos filmes Bengali Manihar e Adwitiya, sendo que ambos foram grandes musicais, bem como sucessos comerciais, suas composições tinham um tom de luz clássico. Em 1961, para comemorar centenário de nascimento Rabindranath Tagore, Gramophone empresa da Índia, caracterizado por Rabindrasangeet Hemanta em grande parte da sua produção comemorativa. Isso também provou ser um enorme sucesso comercial. Hemanta também passou em várias turnês no exterior neste período, incluindo a sua viagem às Índias Ocidentais. Em geral, na década dos anos 1960, ele manteve sua posição como o maior cantor do sexo masculino em Bengala, e, como compositor e cantor para ser contada com no cinema hindi.
Última parte da carreira

Na década de 1970, a contribuição Hemanta em filmes hindi foi nominal. Ele marcou a música para um punhado de produções de sua casa, mas nenhum desses filmes foram bem sucedidas, nem a música deles. Em Bengala, no entanto, manteve-se o principal expoente de Rabindrasangeet. Sua saída da película não era popular no começo da década. Em 1971, Hemanta estreou como diretor em seu filme de auto-produzido Bengali intitulado Anindita. O filme não se saiu muito bem nas bilheterias. No início e meados dos anos 1970, dois grandes compositores da música em Bengala, Ghosh Nachiketa Chatterjee e Robin, que tinha trabalhado em estreita colaboração com Hemanta desde o início dos anos 1950, morreu. Simultaneamente, música composta por Hemanta para filmes como Bengali Fuleswari, Anurag Raag e Kirti Dadar Hemanta estabelecido como o grande compositor de música no filme a cena do filme Bengala. Em 1979, Hemanta regravou alguns de seus trabalhos anteriores com o compositor Salil Chowdhury da década de 1940 e 1950. Este álbum, intitulado "Legend of Glory, vol. 2 'foi um grande sucesso comercial, apesar da idade e de voz um pouco cansado de Hemanta.
Em 1980, Hemanta sofreu um ataque cardíaco (enfarte do miocárdio), que comprometeu a sua capacidade vocal, especialmente o controle da respiração dele. Ele continuou a gravar músicas na década de oitenta, mas sua voz foi uma sombra do seu passado barítono rica. Em 1984, foi Hemanta felicitated por diferentes organizações, principalmente pela Gramophone Company da Índia, por completar 50 anos na música. Ironicamente, naquele mesmo ano Hemanta lançou seu último álbum com Gramophone Company of India - um disco de 45 rpm prorrogado jogo com quatro canções de cinema não. Ao longo dos próximos anos, lançou músicas Hemanta filme não sob vários nomes em tempo de pequeno porte que tenham ocorrido na indústria da música nascente cassete de base. Apenas alguns deles foram bem sucedidos comercialmente. Ele compôs a música para um punhado de filmes bengali e um bengali e hindi uma série de telepresença. No entanto, dessa vez ele tinha se tornado uma instituição, uma personalidade querida, e um cavalheiro cortês e amigável. Ele continuou a apresentar regularmente no All India Radio, Doordarshan (TV) e programas ao vivo / shows durante esse período.
Em setembro de 1989, ele viajou para Dhaka, Bangladesh para receber o Prêmio Michael Madhusudan. Ele realizou um concerto em Dhaka também. Imediatamente após o retorno desta viagem, ele sofreu um ataque cardíaco (enfarte do miocárdio) em 26 de setembro e deu seu último suspiro às 11:15 horas, em uma casa de repouso no sul de Calcutá. Curiosamente, mesmo 15 anos após sua morte, Gramophone Company of India libera pelo menos um álbum por ele a cada ano, a reembalagem suas canções mais antigas, por causa da viabilidade comercial de suas canções. Seu legado ainda vive através das inúmeras canções que ele gravou, a música que ele compôs e através de muitos cantores em Bengala e no resto da Índia, que continuam a imitar seu estilo de cantar.
Inglês filmografia como compositor

1972: Siddhartha
Bengali filmografia como compositor

Total de filmes: 138
1947: Abhiyatri, Purbaraag
1948: Naai Bhuli, Padma Pramatta Nadi, Priyatama
1949: Din Diner Par, 42, Pathshala Sandipan, Swami
1951: Jighansa, Paritran
1952: O Swapno Samadhi (em conjunto com Khagen Dasgupta)
1955: Shapmochan
1956: Suryamukhi
Parichay Shesh, Taser Ghar, Harano Sur: 1957
1958: Lukochuri Shikar, Surjatoran, Joutuk, Neechey Akasher Neel
1959: Kshaniker Atithi Jaai Jwele funda, Khelaghar, Marutirtha Hinglaj, Harin Sonar,
1960: Shravan Baishey, Meye Gariber, Kuhak, Khoka Prayabartan Babur, Paryanta Shesh
1961: Dui Bhai, Sanskar Agni, Tara Rater Madhya, Punashcha, Saptapadi, Hara Sathi, Swaralipi
Ahwan Jaler Atal, Agun, Thakur Dada, Upakatha banqueiro Hansuli, Nabadiganta: 1962
1963: Badshah, Barnachora, Ek Tukro Agun, salto alto, Palatak, Bandha Pake Saat, Prahar Shesh, Tridhara
1964: Arohi, Bibhas, Tirtha Natun, Pratinidhi, Prabhater Rang, Biday Hotey Swarga, Sindure Megh
1965: Pipasa Alor, Basa Tuku Ek, Lage Chhonya Ek Tuku, Suryatapa
1966: Hirey Kata Kanch, Manihar
1967: Badhu Balika, Prajapati Dushtu, Sangbad Nayika, Shapath Ajana
1968: Adwitya, Baghini, Hansamithun, Sangeet Jiban, Panchasar, Parisodh
1969: Achena Chena, Niye Man, Parineeta, Shuk Sari
1970: Chittaranjan Deshbandhu, Mon Duti
1971: Kuheli, Malayadan, Nabarag, Nimantran Sansar, Mahabiplabi Arabindo
1972: Anindita, Sriman Prithviraj
Phool Bhorer Bikele, Thagini, Phuleshwari: 1974
1975: Agniswar, Meye Baganer Mohan, Nishi Mrigaya, Raag Anuraag, Simantey Sansar
1976: sikha Banhi, Datta, Sankhabish, Pratisruti
1977: Amader Din, Tin Roilo Hatey, Mantramugdha, Pratima, Proxy, Rajani, Sanai, Raksha Shesh, Swati
1978: Ganadevta, Nadi Theke Sagare, Pasha Pranay
Dooray Theke Shahar, Nauka Dubi: 1979
1980: Bandhan, Kirti Dadar, Paka Dekha, Bichar, Pankhiraj Shesh
Kundala Kapal, Putul Khelar, Meghmukti, Subarna Golak: 1981
1982: Maa Chhoto, Chhut, Meleni Uttar, Pratiksha
Geeti Amar, Rajeshwari: 1983
1984: Shuddhi Agni, Ajantay, Bishabriksha, Didi Madhuban, Suryatrishna
1985: Bhalobasa Bhalobasa, Tagari
1986: Pathbhola, Ashirwad
1987: Pratibha, Tunibou, Agaman, Boba Sanai, Parasmani, Surer Sathi












USE THIS NAMES IN GOOGLE OK?
VAI COLOCANDO ESSES NOMES QUE ESTÃO AÍ EMBAIXO E PESQUISANDO NO GOOGLE OK?:
LUIZA GOIANAPOLIS MY BLOG
GOIANÁPOLIS LUIZA CABELEIREIRA
luizacabeleireira2009@hotmail.com
LUIZA BOLLYWOOD
LUIZA GOIANAPOLIS ENRIQUE IGLESIAS
LUIZA GOIANAPOLIS ENRIQUE IGLESIAS MY BLOG
LUIZA SANTOS GOIANAPOLIS
luizacabeleireira@yahoo.com
BOLLYWOOD LUIZA
LUIZA BRAZILIAN INDIAN
MSN LUIZA GOIANAPOLIS
LUIZA GOIANAPOLIS
BOLLYWOOD GOIANAPOLIS LUIZA INDIA
BOLLYWOOD GOIANAPOLIS
GOIANAPOLIS LUIZA
LUIZA INDIA GOIANAPOLIS
GOIANAPOLIS BOLLYWOOD
LUIZA GOIANAPOLIS INDIA
LUIZA GOIANAPOLIS SCRAPS,
LUIZA GOIANAPOLIS ATIF ASLAM ,
LUIZA GOIANAPOLIS KATRINA KAIF,
LUIZA GOIANAPOLIS SALMAN KHAN,
LUIZA GOIANAPOLIS Ranbir Kapoor,
LUIZA GOIANAPOLIS Shahrukh Khan,
LUIZA GOIANAPOLIS PRIYANKA CHOPRA,
LUIZA GOIANAPOLIS Aishwarya Rai,
LUIZA GOIANAPOLIS KAREENA KAPOOR,
LUIZA GOIANAPOLIS ABHISHEK BACHCHAN,
LUIZA GOIANAPOLIS AJAY DEVGAN,
LUIZA GOIANAPOLIS AAMIR KHAN,
LUIZAGOIANAPOLIS Hrithik Roshan ,
GOIANAPOLIS BOLLYWOOD AMAZON,
LUIZA GOIANAPOLIS Imran Khan,
LUIZA GOIANAPOLIS Himesh Reshammiya,















Nenhum comentário:

Postar um comentário