segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

DINGANA LINDAS MÚSICAS,VIDEO Jana Gana Mana All Vocals,SCRAPS E BIOGRAFIA DO DIA DA REPÚBLICA E INDEPENDENCIA DA ÍNDIA.



Orkutfans.in Send 1000+ republic-day-india orkut scraps and glitter images to your all friend


DIA 26 DE JANEIRO
DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA DA ÍNDIA






ESTE TEXTO FOI TRADUZIDO NO GOOGLE POR MIM E ESTAS PALAVRAS SÃO DO AUTOR QUE O PRODUZIU dunkdaft.blogspot.com/.../26-january-indias-republic-day-some.html,.FICOU MUITO LINDO E FIZ QUESTÃO DE COLOCAR NO MEU BLOG ,PORQUE O BRASIL POUCO CONHECE A CULTURA INDIANA QUE É MUITO RICA E LINDA.

26 [Dia da República da Índia] Janeiro - Alguns vídeos para morrer ...
Postado por dunkdaft em 2009/01/26 12:01:00
26 de janeiro, celebrado como Dia da República na Índia. Este foi o dia, em 1950, quando a nossa própria Constituição tenha sido formado e implementadas. O dia, quando finalmente a Índia, tem a sua independência autêntica. Apesar da sua diversidade, o espírito de unidade, vincula o país desde então.
Aqui eu escolhi alguns vídeos mostrando Grande Índia em suas verdadeiras cores. E o seu espírito de unidade. Amor e carinho ao seu país. Os vídeos a seguir são obra de clássicos, que nunca pode ser recriado. A maioria delas envolvendo o Grande, A. R. Rahman.
Aqui está a razão principal pela qual a Índia ama ARRahman. [Youtube não estava permitindo incorporar este vídeo :-(]

E mais, quatro vídeos estão abaixo, no meu '26 janeiro Playlist '



Jana Gana Mana: Hino Nacional da Índia. Re-criado por ninguém menos que Rahman. Após a entrega do grande Vande Mataram [veja o vídeo no link que eu mencionei acima], desta vez Rahman deu estupenda versão do hino, e igualmente excelente vídeo novamente criado por Bharat Bala e Kanika de produções Bharatbala.
Duas versões estão de volta para trás. Um deles é com 'quem é quem' da música clássica indiana. Um instrumental e outro com maiores cantores vivos. Novamente, aqui Rahman se torna "egoísta" [Eu só gosto dele sendo que] ea melhor parte é realizada por ele. No final de cada versão, ele é um a prestar atenção para fora, e ficamos impressionados com ele.

Vande Mataram [Lata Mangeshkar]: A música, originalmente do filme de b / w "Anand Math ', que o tempo também cantada por Lata ji. A música recriada por Ranjit Barot e Bharatbala. vídeo Amazing nos deixou com arrepios por toda parte, e inspira a contribuir para a nação. Lataji mesmo nesta idade, não cantando extra ordinária.


Vande Mataram-Original [Revival - AR Rahman]: A Índia tem duas músicas. Um Hino Nacional, discutido acima, e Nacional de Canto segundo, que é Vande Mataram [Não aquela cantada por Rahman]. Aqui está o original, recriados por Rahman. Com visual exótico de tribos da Índia e da garota com deficiência auditiva, soberbamente descrever a música. Calmante faixa ... de novo visualizado por Bharatbala.

Mile Sur Mera Tumhara [Doordarshan-canal National Television]: Aqueles eram os dias, quando a Índia tinha apenas um canal. Doordarshan - executado pela Índia Govt.Of. Mas dessa vez, ocupam boa qualidade de tais progamming. Este é um exemplo. Ela foi criada como uma carga, mas foi tão bom, que é provado ser um clássico.

Mostrando a unidade na diversidade, artistas diferentes estados 'grandes se reúnem para este vídeo. De cantores atores a músicos. Eles criam uma peça de arte. E Grand Finale feito por ninguém menos que Lata Mangeshkar [com Tanuja, Waheeda, Hema e Sharmila Tagore]. E 3 estrelas .... este vídeo tem um valor sentimental para mim. E eu sempre estimá-lo desde a infância ...
Você pode também gosta:




Orkutfans.in Send 1000+ republic-day-india orkut scraps and glitter images to your all friend


AQUI VOCE ENCONTRA LINDOS MUSICAIS BASTA CLICAR NOS NOMES DAS MÚSICAS.











Watnodoor.com | Find More Pictures

DIA DA REPÚBLICA DA ÍNDIA


indian-independence-day-graphics.gif


: Click Here To Forward This Scraps/Comment/Graphic To Your Friendz




Índia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Este artigo é sobre a República da Índia. Para outros usos, consulte Brasil (desambiguação).
Page semi-protegidas
República da Índia
भारत गणराज्य *
Bharat Ganarājya
Horizontal bandeira tricolor (açafrão profundo, branco e verde). No centro do branco é uma roda azul marinha com 24 raios. Três leões virada para a esquerda, direita, em direção espectador, em cima de um friso contendo um cavalo a galope, uma roda de 24 raios, e um elefante. Underneath é um lema "सत्यमेव जयते".
Emblema Bandeira
Lema: "Satyameva Jayate" (em sânscrito)
सत्यमेव जयते (Devanagari)
"Só a verdade triunfa" [1]
Hino nacional:
Tocar um som
Jana Gana Mana instrumental.ogg

Jana Gana Mana
Tu és o soberano das mentes de todos os povos [2]
Nacional de Canto [4]
Vande Mataram
Inclino-me a ti, Mãe [3]
Imagem do mundo centrada na Índia, com a Índia em destaque.
Área controlada pela Índia, em verde escuro;
Solicitado, mas em territórios não controlados luz verde
Capital Nova Délhi
28 ° 36,8 'N 77 ° 12,5' E / 28,6133 77,2083 ° N ° E / 28,6133, 77,2083
Maior cidade de Mumbai
Língua oficial (s)
Hindi, Inglês [show]
Hindi no script Devanagari é a língua oficial da União [5] e Inglês a "língua oficial subsidiária" [6].
Reconhecido línguas regionais
[Show]: 8 Agenda
Assamês
Bengali
Bodo
Dogri
Guzerate
Hindi
Canará
Kashmiri
Konkani
Maithili
Malayalam
Manipuri
Marathi
Nepali
Oriya
Punjabi
Sânscrito
Santali
Sindi
Tâmil
Telugu
Urdu [7]
Nenhum línguas nacionais definidas pelo
Constituição [8].
Demonym indiana
Governo Federal parlamentares
república constitucional [9]
- Pratibha Patil Presidente
- O primeiro-ministro Manmohan Singh (INC)
- Presidente da Câmara Meira Kumar (INC)
- Justiça S. Chefe H. Kapadia
Legislativo Sansad
- Rajya Sabha Câmara Alta
- Baixa Lok Sabha Casa
Independência do Reino Unido
- Declarada 15 de agosto, 1947
- República 26 de janeiro de 1950
Área
- 3.287.263 km2 ‡ (7)
1269219 sq mi
- Água (%) 9,56
População
- 2011 Estimativa 1191560000 [10] (2)
- Censo 2001 1028610328 [11]
- Densidade 362.5/km2 (31)
mi 938.8/sq
PIB (PPP) 2010 estimativa
- Total 3862000000000 dólares [12] (4)
- Per capita $ 3.176 [12] (127)
PIB (nominal) 2010 estimativa
- Total 1367000000000 dólares americanos [12] (11)
- Per capita $ 1.124 [12] (142)
Gini (2004) 36,8 [13] (79)
IDH (2010) increase0.519 [14] (médio) (119)
Moeda rupia indiana (Rúpia indiana ₹) (INR)
Fuso horário CET (UTC +5:30)
- Verão (DST) não observado (UTC +5:30)
Formatos de data dd / mm / aaaa (AD)
Discos à esquerda
Código ISO 3166 EM
TLD na Internet. Nos
Chamando o código 91
Notas de rodapé não numerada: [show]
* Bharat Ganarajya, isto é, da República da Índia, em hindi, [9], escrito no script Devanagari. Veja também outros nomes oficiais
‡ Esta é a figura de acordo com as Nações Unidas que o governo indiano listas da área total de 3.287.260 km2 (1.269.220 Km ²) [15].

Índia (Listeni / ɪndiə /), oficialmente a República da Índia (Hindi: Bharat भारत गणराज्य Gaṇarājya, ver também nomes oficiais da Índia), é um país no sul da Ásia. É o sétimo maior país em área geográfica, o segundo país mais populoso, com mais de 1,2 bilhão de pessoas, ea democracia mais populosa do mundo [16]. Mainland Brasil é limitada pelo Oceano Índico, a sul, no Mar da Arábia no oeste, e na Baía de Bengala no leste, e faz fronteira com o Paquistão a oeste, [nota 1] Butão, da República Popular da China eo Nepal, a norte, e em Bangladesh e Mianmar para o leste. No Oceano Índico, a Índia continental e as ilhas Laquedivas estão nas proximidades do Sri Lanka e as Maldivas, enquanto Andaman Índia e Ilhas Nicobar fronteira marítima partes com a Tailândia e na ilha indonésia de Sumatra no mar de Andaman. [17] A Índia tem um litoral de 7.517 km (4.700 milhas) [18].

Casa da antiga Vale do Indo, Civilização e uma região de rotas de comércio históricas e de impérios vastos, o subcontinente indiano foi identificado com sua riqueza comercial e cultural durante grande parte da sua longa história. [19] Quatro das principais religiões do mundo, hinduísmo, budismo, jainismo e sikhismo originaram-vos aqui, enquanto o zoroastrismo, o judaísmo, o cristianismo eo islamismo chegaram no primeiro milênio dC e moldaram a diversidade cultural da região. Anexada gradualmente pela Companhia Britânica das Índias Orientais no início do século 18 e colonizada pelo Reino Unido a partir de meados do século 19, a Índia se tornou uma nação independente em 1947 depois de uma luta pela independência que foi marcada pela resistência não-violenta liderada por Mahatma Gandhi.

A Índia é uma república federativa constitucional com uma democracia parlamentar, constituída por 28 estados e sete territórios da união. Uma sociedade pluralista, multilingue e multi-étnica, onde mais de 300 [20] línguas são faladas, a Índia é também o lar de uma grande diversidade de animais selvagens em uma variedade de habitats protegidos. A economia indiana é a economia décima primeira maior do mundo por PIB nominal ea quarta maior em paridade de poder de compra. Desde a introdução do mercado com base em reformas econômicas em 1991, a Índia se tornou uma das mais rápido crescimento das principais economias do mundo, [21] No entanto, o país continua a enfrentar várias pobreza, o analfabetismo, a corrupção e os desafios de saúde pública. A Índia é classificado como um país recém-industrializados e é um dos quatro países do BRIC. [22] [23] É o mundo da sexta, de facto, reconhecida Estado com armas nucleares e tem o estatuto de terceira maior força armada do mundo, enquanto suas forças armadas classifica as despesas décimo do mundo. [24] A Índia é uma potência regional na Ásia do Sul [25].

É membro fundador da Organização das Nações Unidas, o Movimento dos Países Não-Alinhados, a Organização Mundial do Comércio, a Associação Sul-Asiática para a Cooperação Regional da Ásia Oriental Summit, o G20 eo G8 +5, um membro da Comunidade das Nações; e um estado de observador na Organização de Cooperação de Xangai.
Conteúdo


* 1 Etimologia
* História 2
* Geografia 3
Clima o 3.1
Biodiversidade o 3,2
* 4 Política
Governo Ø 4,1
Judiciário o 4.2
o 4,3 divisões administrativas
o 4.4 Relações Exteriores
o 4,5 Militar
* 5 Economia
* 6 Demografia
o 6,1 Línguas
Religião o 6,2
* 7 Cultura
o 7,1 sociedade e tradições
Música o 7.2, dança, teatro e cinema
Cozinha o 7,3
Sport o 7,4
* 8 Veja também
* 9 Notas
* 10 Referências
* 11 Ligações externas

Etimologia
Ver artigo principal: Nomes da Índia

O nome Índia é derivado de Indus, que é derivado da palavra persa antigo Hindu, do sânscrito सिन्धु Sindhu, a denominação local histórica para o rio Indus [26]. Os gregos antigos se referiam aos índios como Indoi (Ινδοί), o povo do Indus [27]. A Constituição da Índia eo uso comum em várias línguas indianas igualmente reconhecem Bharat (pronuncia-se [b ʱ um ː rət̪] (ouvir)) como nome oficial do estatuto de igualdade [28]. A Bharat nome é derivado do nome da o lendário rei Bharata nas escrituras hindus. Hindustan ([ɦɪnd̪ʊst̪a n ː] (ouvir)), originalmente uma palavra persa para "Terra dos hindus", referindo-se a norte da Índia, é também usada ocasionalmente como um sinônimo para toda a Índia [29].
História
Ver artigo principal: História da Índia e da História da República da Índia

abrigos Stone Age rock com pinturas na abrigos sob rocha Bhimbetka, em Madhya Pradesh, são os vestígios mais antigos conhecidos da vida humana na Índia. Os primeiros assentamentos permanentes conhecidos apareceram cerca de 8.500 anos atrás e tornou-se gradualmente do Vale do Indo Civilização [30], que remonta a 3400 aC no oeste da Índia. Foi seguido pelo período Védico, que estabeleceu as bases do hinduísmo e outros aspectos culturais da sociedade indiana cedo, e terminou na aC 500s. Por volta de 550 aC, muitos reinos e repúblicas independentes conhecidos como os Mahajanapadas foram estabelecidos em todo o país [31].
pintura marrom danificados de um homem e uma mulher deitada.
Pinturas nas cavernas de Ajanta em Aurangabad, Maharashtra, do século 6

No terceiro século BCE, a maior parte do sul da Ásia foi unida no império de Maurya por Chandragupta Maurya e floresceu sob Ashoka, o Grande. [32] A partir do terceiro século dC, a dinastia Gupta supervisionou o período conhecido como antigo "India's Golden Age" . [33] [34] impérios no sul da Índia incluíram aqueles do Chalukyas, o Cholas e do Império Vijayanagara. Ciência, tecnologia, engenharia, arte, lógica, linguagem, literatura, matemática, astronomia, religião e filosofia floresceram sob o patrocínio destes reis.

Após a invasão islâmica da Ásia Central entre os séculos 10 e 12, muito do norte da Índia caiu sob o domínio do sultanato de Deli e depois o Império Mughal. Sob o governo de Akbar o Grande, a Índia gostei muito progresso cultural e econômico, bem como a harmonia religiosa. [35] [36] imperadores Mughal gradualmente expandiram seus impérios para cobrir vastas regiões do subcontinente. No entanto, no nordeste da Índia, o poder dominante era o reino Ahom de Assam, entre os reinos poucos têm resistido subjugação Mughal. A primeira grande ameaça ao poder imperial Mughal veio de uma Rajput rei hindu Maha Rana Pratap de Mewar no século 16. Por volta de 1700, o Império Sikh eo Marathas surgiu como formidáveis inimigos dos Mongóis. [37] Após a morte de Aurangzeb, o Império Mughal entrou num período de declínio gradual e por meados do século 18, uma grande parcela da Mughal território ficou sob o controle do Império Maratha hindu [38].

A partir do século 16, as potências européias, como Portugal, a Grã-Bretanha Holanda, Dinamarca, França e Grã estabeleceu postos comerciais e, mais tarde se aproveitou dos conflitos internos para estabelecer colônias no país. Até 1856, a maior parte da Índia estava sob o controle da British East India Company. [39] Um ano mais tarde, uma insurreição nacional de rebelar-se as unidades militares e reinos, conhecido como Primeira Índia Guerra da Independência ou o Motim sipaios, seriamente desafiados a Companhia controle, mas acabou falhando. Como resultado da instabilidade, a Índia ficou sob o domínio direto da Coroa Britânica.
Dois homens sorridentes em trajes sentado no chão, com os corpos de frente para o espectador e com a cabeça voltada para o outro. O jovem usa um boné branco Nehru, o idoso é careca e usa óculos. Uma meia dúzia de outras pessoas estão em segundo plano.
Mahatma Gandhi (à direita) com Jawaharlal Nehru, 1937. Nehru viria a se tornar primeiro-ministro da Índia principal em 1947.

No século 20, uma luta pela independência nacional foi lançada pelo Congresso Nacional Indiano (INC) e outras organizações políticas [40]. Vários indianos revolucionários radicais, como Subhash Chandra Bose e Bhagat Singh, levou rebeliões armadas contra o Império Britânico. [41] No entanto, o aspecto definidor do movimento de independência da Índia foi a resistência pacífica liderada por Mahatma Gandhi e do INC [42] Sob a liderança de Gandhi, milhões de indianos participaram do movimento de desobediência civil contra Deixem a Índia do Raj britânico. [43]

Em setembro de 1939, a Índia declarou guerra à Alemanha e à altura da II Guerra Mundial, mais de 2,5 milhão de soldados indianos lutavam contra as potências do Eixo. [44] O Exército da Índia foi um dos maiores contingentes de forças aliadas que participaram na Norte e Leste Africano, no Deserto Ocidental e Campanha da Itália e desempenhou um papel crucial para conter o avanço do Japão imperial no Sudeste Asiático teatro. [45] [46] No entanto, alguns nacionalistas indianos colaborou com as forças do Eixo para derrubar o Raj britânico. O Exército Nacional do Índio (INA), liderada por Bose, forjou uma aliança com as potências do Eixo e lutava sem sucesso uma campanha militar contra a Índia britânica [47].

Em 1943, uma suposta escassez de alimentos levando à acumulação em grande escala e os preços dos alimentos juntamente com o mecanismo de má distribuição de alimentos e uma resposta inadequada dos funcionários britânicos resultou em uma catastrófica fome na região de Bengala, que matou cerca de 1,5 a 3 milhões de pessoas. [ 48] [49] Após a Segunda Guerra Mundial, uma série de motins eclodiram na Força Aérea e Marinha, e os julgamentos INA causou alvoroço público considerável. [50] [51] Em 15 de agosto de 1947, o Raj britânico foi dissolvido após o que a áreas de maioria muçulmana foram divididos o que levou à criação de um domínio separado soberano conhecido como Paquistão. [52] A partição levou a uma transferência de população de mais de 10 milhões de pessoas entre a Índia eo Paquistão e da morte de cerca de um milhão de pessoas. [ 53] Em 26 de janeiro de 1950, a Índia se tornou uma república e uma nova constituição entrou em vigor no qual o país foi fundado como um secular e um Estado democrático [54].

Logo após o final do Raj britânico, a adesão dos 552 estados principescos à União da Índia correu bem, com excepção dos Junagadh, Caxemira e Hyderabad [55]. Junagadh aderiram ao Paquistão, que causou agitação interna considerável. [56] Como Em consequência, a Índia ocupou militarmente Junagadh e realizou um plebiscito, após o qual se juntou Junagadh Índia. [57] Após negociações entre a Índia e, em seguida, Nizam de Hyderabad, terminou em um impasse, a Índia lançou uma "ação policial" bem-sucedida com o anexo Hyderabad [57]. Em outubro de 1947, o Paquistão tentou ocupar militarmente Caxemira que causou o marajá da Caxemira, em seguida, procurar ajuda militar da Índia e assinado o Termo de Adesão. [57] O conflito armado entre a Índia eo Paquistão terminou em Dezembro de 1948 e da Linha de Controle formado o de fronteira de facto entre Índia e na Caxemira paquistanesa. [58] A Índia lançou com sucesso uma campanha militar em 1961 para libertar a Goa de Estado Português, após o que Goa foi integrada na União Indiana. [59] Em 1962, não resolvidas na Índia disputas territoriais com a República Popular da China se transformou em guerra sino-indiana, depois que a Índia perdeu o controle sobre a região nordeste do Ladakh. Durante a década de 1970, Sikkim enfrentou um movimento popular pró-democracia e um plebiscito foi realizado em 1975, após o que Sikkim fundiu com a Índia [60].

Desde a independência, a Índia tem enfrentado os desafios da violência religiosa, casta, naxalismo, o terrorismo e regionais insurgências separatistas, principalmente em Jammu e Caxemira e na região nordeste. A Índia é um Estado com armas nucleares, tendo realizado seu primeiro teste nuclear em 1974, [61] seguido por outros cinco testes em 1998 [61] De 1950 a 1980, a Índia seguiu as políticas de inspiração socialista.. A economia estava acorrentado por extensa regulamentação, o protecionismo ea propriedade pública, levando a corrupção generalizada eo crescimento econômico lento. Beginning [62] de 1991, importantes reformas económicas [63] transformou a Índia em uma das economias que mais crescem no mundo, aumentando sua influência global [21].
Geografia
Ver artigo principal: Geografia da Índia
Veja também: a história geológica da Índia e do Clima da Índia
Mapa da Índia. A maior parte da Índia é amarelo (1-100 m de elevação). Algumas áreas no sul e no Oriente Médio são marrons (acima de 1000 m). vales dos rios principais são o verde (abaixo de 100 m).
Mapa topográfico da Índia.

O território controlado pela Índia, a maior parte do subcontinente indiano, encontra-se entre as latitudes 6 ° e 36 ° N e longitudes de 68 ° e 98 ° E. O país fica em cima da placa tectônica indiana, uma placa menor, na Indo-Australiana Prato [64].

definição da Índia processos geológicos iniciou 75.000 mil anos atrás, quando o subcontinente indiano, em seguida, parte do sul do supercontinente Gondwana, começou a cinqüenta nordeste deriva duração milhões de anos, através do então informe no Oceano Índico [64]. colisão do subcontinente posterior com a placa da Eurásia e subducção sob ele, deu origem aos Himalaias, as montanhas mais altas do planeta, que agora abut Índia, no norte e nordeste. [64] No primeiro leito imediatamente a sul dos Himalaias emergentes, o movimento das placas criou um cocho grande, que, tendo sido gradualmente preenchidos com sedimentos fluviais de origem [65], constitui actualmente a Planície Indo-gangética. [66] Para o oeste da planície, e cortado pelo Gama Aravalli, fica o Deserto de Thar [67].

A placa original indiana sobrevive actualmente como a Índia peninsular, a parte mais antiga e geologicamente estáveis da Índia, e se estende para o norte até os intervalos Satpura Vindhya e na Índia central. Estas faixas paralelas correr a partir da costa do Mar Arábico, em Gujarat, no oeste do carvão-ricos Chota Nagpur Planalto em Jharkhand, no leste. [68] Para seu sul, a massa restante peninsular, o Planalto de Deccan, é ladeada à esquerda e direito de os intervalos costeiras, Ghats Ocidental e Oriental Ghats, respectivamente; [69], o planalto contém as formações de rocha mais antiga da Índia, algumas mais de um bilhão de anos. Constituída de tal forma, a Índia encontra-se ao norte do equador entre 6 ° 44 'e 35 ° 30' de latitude norte [70] e 68 ° 7 'e 97 ° 25' de longitude leste, [71].
Os Himalaias formam a paisagem montanhosa do norte da Índia. Atividade aqui é Ladakh em Jammu e Caxemira.

costa da Índia é 7.517 km (4.700 milhas) de comprimento; desta distância, 5.423 km (3.400 milhas) pertencem à Índia peninsular, e 2.094 km (1.300 milhas) ao Andaman, Nicobar e Lakshadweep Ilhas [18] De acordo com o índio. naval cartas hidrográficas, a costa continental consiste no seguinte: 43.% praias de areia, 11%, incluindo falésias da costa rochosa, e 46% lodaçais ou litoral pantanoso [18]

Principais rios do Himalaia origem substancialmente o fluxo através da Índia incluem o Ganges (Ganga) e do Brahmaputra, os quais drenam para a Baía de Bengala [72]. afluentes importantes do Ganges incluem o Yamuna eo Kosi, cujas causas extremamente baixo gradiente catastróficas inundações a cada ano. Principais rios peninsulares cujos gradientes evitar as águas da inundação incluir o Godavari, Mahanadi, o Kaveri e Krishna, que também drenam para a Baía de Bengala; [73] e do Narmada e Tapti, que drenam para o Mar da Arábia [74]. Entre os notáveis características costeiras da Índia são os Rann pantanosa de Kutch no oeste da Índia, eo delta de Sundarbans aluvial, que partilha da Índia com Bangladesh [75] A Índia tem dois arquipélagos:. da Lakshadweep, atóis de coral ao largo do sul da Índia-ocidental costa;. ea Andaman e Nicobar, uma cadeia vulcânica no mar de Andaman [76]
Clima
Ver artigo principal: Clima da Índia

clima da Índia é fortemente influenciado pelos Himalaias eo Deserto de Thar, ambos os quais a unidade monções. [77] O Himalaia evitar o frio da Ásia Central vento catabático de soprar no, mantendo a maior parte do subcontinente indiano mais quente que a maioria dos locais em latitudes semelhantes. [78] [79] O deserto de Thar desempenha um papel crucial para atrair a umidade carregada de ventos do verão sudoeste da monção que, entre junho e outubro, fornecem a maior parte das chuvas na Índia [77] Quatro grandes agrupamentos climáticos predominam na Índia:. tropical úmido , montana tropical seco, subtropical úmido, e [80].
Biodiversidade
Ver artigo principal: Flora da Índia e da Fauna da Índia
Veja também: Lista das ecorregiões na Índia
O panda-vermelho é encontrado no sopé do Himalaia no nordeste da Índia, principalmente o estado de Sikkim [81].

A Índia, que se encontra dentro do ecozone Indomalaya, mostra significativa biodiversidade. Um dos dezessete países megadiversos, é a casa de 7,6% de todos os mamíferos, 12,6% de todas as aves, 6,2% de todos os répteis, 4,4% de todos os anfíbios, 11,7% de todos os peixes, e 6,0% de todas as espécies de plantas floridas. [82] ecorregiões Muitos, como as florestas Shola, apresentam elevada taxa de endemismo, em geral, 33% das espécies de plantas indígenas são endêmicas [83] [84].

floresta da Índia abrangem faixas de floresta tropical das ilhas Andaman, Ghats Ocidental, e do nordeste da Índia para a floresta de coníferas do Himalaia. Entre esses dois extremos estão os úmido sal dominado floresta estacional decidual do leste da Índia, a teca dominado floresta decídua da Índia central e do sul;. Ea floresta espinho babul dominado da planície do Deccan e centro-oeste do Ganges [85] Importante árvores indianas incluir o nim medicinais, amplamente utilizado na zona rural indiana remédios fitoterápicos. A figueira figueira, mostrados nos selos de Mohenjo-daro, sombreada Gautama Buda como ele buscou iluminação. Segundo o último relatório, menos de 12% do território da Índia é coberta por florestas densas [86].

Muitas espécies são descendentes de indianos taxa originários de Gondwana, a partir da qual a placa indiana separados. movimento subsequente Península da Índia em direção e colisão com o landmass laurásico desencadeou uma troca em massa de espécies. No entanto, vulcanismo e mudanças climáticas, 20.000 mil anos atrás, causou a extinção de muitas formas endêmicas da Índia. [87] Logo depois, entrou na Índia mamíferos da Ásia através de duas passagens zoogeográficas em ambos os lados da emergente Himalaya. [85] Por conseguinte, entre as espécies indianas , apenas 12,6% dos mamíferos e 4,5% das aves são endêmicas, contrastando com 45,8% dos répteis e 55,8% dos anfíbios [82]. endemismos notáveis são o macaco folha Nilgiri eo castanho e carmim sapo Beddome de Western Ghats. Índia contém 172, ou 2,9%, da UICN-designada espécies ameaçadas. [88] Estes incluem o leão asiático, o tigre de Bengala, o abutre indiano branco-rumped, que sofreu uma quase extinção da ingestão dos cadáveres de diclofenaco-tratados gado.

Nas últimas décadas, a invasão humana representa uma ameaça à vida selvagem da Índia, em resposta, o sistema de parques nacionais e áreas protegidas, estabelecido pela primeira vez em 1935, foi ampliada significativamente. Em 1972, a Índia aprovou a Wildlife Protection Act [89] e Projeto Tigre para salvaguardar habitats cruciais e, além disso, a Lei de Conservação Florestal [90] foi promulgada em 1980. Junto com mais de quinhentos santuários da vida selvagem, a Índia acolhe treze reservas da biosfera, [91], quatro dos quais fazem parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera;. 25 zonas húmidas estão registrados nos termos da Convenção de Ramsar [92]
Política
Ver artigo principal: Política da Índia
A sede do secretariado, em Nova Delhi, abriga escritórios-chave do governo.

A Índia é a democracia mais populosa do mundo. [16] [93] É uma república parlamentar e opera sob um sistema multi-partidário. [94] Há seis partidos nacionais reconhecidos, como o Congresso Nacional Indiano (INC) e Bhartiya Janata Party (BJP), e mais de 40 partidos regionais. [95] De 1950 a 1990, salvo dois breves períodos, o INC teve uma maioria parlamentar. Desde final de 1980, a política em Portugal foi dominado na maior parte por o INC e do BJP,. [96] No entanto, o surgimento de vários influentes partidos regionais muitas vezes exigiu a formação de governo de coalizão multipartidária [97]

Dentro da cultura política indiana, o INC é considerado de centro-esquerda ou "liberal" e do BJP é considerado centro-direita ou "conservador". O INC estava fora do poder, entre 1977 e 1980, quando o Partido Janata ganhou a eleição devido ao descontentamento popular com o estado de emergência declarado pela então primeira-ministra Indira Gandhi. Em 1989, um Janata Dal liderada coalizão Frente Nacional em aliança com a coligação Frente de Esquerda ganhou as eleições, mas conseguiu permanecer no poder por apenas dois anos. [98] Como as eleições de 1991 não deu nenhum partido político, a maioria, o INC formaram uma governo minoritário do primeiro-ministro PV Narasimha Rao e foi capaz de completar o seu mandato de cinco anos [99].

O período 1996-1998 foi um período de turbulência no governo federal, com várias parcerias de curta duração predominam. O BJP formou um governo brevemente em 1996, seguido pela coligação Frente Unida que excluía o BJP eo Inc. em 1998, o BJP formou a Aliança Democrática Nacional (NDA) com vários outros partidos e tornou-se o governo não-primeiro Congresso de completar um mandato completo de cinco anos [100].

Nas eleições de 2004 indiano, o INC ganhou o maior número de lugares Lok Sabha e formou um governo com uma coalizão chamada Aliança Progressiva Unida (UPA), apoiado por vários partidos de esquerda e membros da oposição ao BJP. A UPA novamente chegou ao poder na eleição 2009 geral, porém, a representação dos partidos de esquerda encostado no seio da coligação reduziu significativamente [101] Manmohan Singh tornou-se o primeiro primeiro-ministro desde Jawaharlal Nehru em 1962 para ser reeleito após completar. um mandato completo de cinco anos [102].
Governo
Ver artigo principal: Governo da Índia e da Constituição da Índia
Símbolos da Índia Nacional da Índia [103] [104]
Bandeira tricolor
Emblema Sarnath Lion Capital
Hino Jana Gana Mana
Vande Mataram Song
Animal Tigre de Bengala
Pássaro Pavão indiano
Animais aquáticos Dolphin
Flor de Lótus
Banyan Tree
Fruta da manga
Desporto Hóquei sobre grama
Calendário Saka
Rio Ganges

A Índia é uma federação com uma forma de governo parlamentar, governada sob a Constituição da Índia. [105] É uma república constitucional e da democracia representativa ", em que a regra da maioria é temperada por direitos de minoria protegida por lei." Federalismo no Brasil define a distribuição de poder entre o centro e os estados. O governo é controlado por um controlo e equilíbrio definido pela Constituição indiana, que serve como documento supremo do país é legal.

A Constituição da Índia entrou em vigor em 26 de janeiro de 1950. [106] O preâmbulo da Constituição define Portugal como um Estado soberano, socialista, república secular e democrática. [107] A Índia tem um parlamento bicameral operacional sob um sistema de Westminster estilo parlamentar. Sua forma de governo era tradicionalmente descrito como sendo "quase-federal, com um forte centro e os estados mais fracos, [108], mas tem crescido cada vez federais desde a década de 1990 como resultado de mudanças políticas, econômicas e sociais. [109]

O Presidente da Índia é o chefe de Estado [110] eleito indiretamente por um colégio eleitoral [111], para um mandato de cinco anos. [112] [113] O primeiro-ministro é o chefe de governo e exerce o poder executivo a maioria. [110 ] Nomeado pelo Presidente, [114], o primeiro-ministro é, por convenção, apoiada pelo partido ou aliança política que detém a maioria dos assentos na câmara baixa do Parlamento. [110] O poder executivo é constituído pelo Presidente, Vice-Presidente, e Conselho de Ministros (o Gabinete de ser o seu comité executivo), liderado pelo primeiro-ministro. Qualquer ministro que tenham uma carteira deve ser um membro de uma das casas do parlamento. No sistema parlamentar indiana, o executivo está subordinado ao poder legislativo, com o Primeiro Ministro e seu Conselho a ser directamente responsáveis perante a câmara baixa do Parlamento. [115]

O Poder Legislativo da Índia é o parlamento bicameral, que consiste na chamada Câmara Alta Rajya Sabha (Conselho dos Estados) e Câmara dos Deputados chamado Lok Sabha (Casa do Povo) [116]. Rajya Sabha, um órgão permanente, tem 245 membros que servem escalonados mandatos de seis anos. [117] A maioria são eleitos indiretamente pelas assembléias legislativas estaduais e territoriais em proporção à população do estado. [117] 543 de 545 Lok Sabha seus membros são eleitos diretamente pelo voto popular para representar circunscrições individuais para cinco em termos homólogos. [117] Os outros dois membros são nomeados pelo presidente da comunidade anglo-indiana se o presidente é da opinião que a comunidade não está adequadamente representado [117].
Judiciário

A Índia tem um sistema judicial unitário de três camadas, constituído da Suprema Corte, chefiada pelo presidente da Suprema Corte da Índia, 21 de Tribunais Superiores, e um grande número de instâncias de julgamento. [118] O Supremo Tribunal tem competência originária em casos que envolvam direitos fundamentais e sobre as disputas entre estados e no Centro, e jurisdição sobre os Tribunais de Apelação de alta. [119] É juridicamente independentes, [118] e tem o poder de declarar a lei e derrubar a União ou do Estado as leis que violam a Constituição. [120 ] O papel de intérprete último da Constituição é uma das mais importantes funções do Supremo Tribunal Federal [121].
Divisões administrativas
divisões administrativas da Índia: Ver artigo principal

A Índia é constituída por 28 estados e sete territórios da União [122]. Todos os estados, e os dois territórios da união de Pondicherry e do National Capital Territory of Delhi, foram eleitos legisladores e governos modelado no modelo Westminster. Os outros cinco territórios da união são governados diretamente pelo Centro através de administradores nomeados. Em 1956, sob a Lei de Reorganização Estados, os estados foram formados numa base linguística. [123] Desde então, essa estrutura se manteve praticamente inalterado. Cada território do Estado ou da União é dividido em distritos administrativos. [124] Os distritos, por sua vez se subdividem em tehsils e eventualmente em aldeias.
Mapa da Índia, mostrando os seus estados e territórios
Os 28 estados e 7 territórios da união da Índia

Membros:

1. Andhra Pradesh
2. Arunachal Pradesh
3. Assam
4. Bihar
5. Chhattisgarh
6. Goa
7. Gujarat



8. Haryana
9. Himachal Pradesh
10. Jammu e Caxemira
11. Jharkhand
12. Karnataka
13. Kerala
14. Madhya Pradesh



15. Maharashtra
16. Manipur
17. Meghalaya
18. Mizoram
19. Nagaland
20. Orissa
21. Punjab



22. Rajasthan
23. Sikkim
24. Tamil Nadu
25. Tripura
26. Uttar Pradesh
27. Uttarakhand
28. Bengala Ocidental

Territórios da União:

1. Andaman e Nicobar
2. Chandigarh
3. Dadrá e Nagar Haveli
4. Damão e Diu
5. Lakshadweep
6. Território da Capital Nacional de Deli
7. Puducherry


Relações Exteriores
Relações Exteriores da Índia: Ver artigo principal
Dois homens sentados, conversando. O primeiro é vestido com roupas indianas e turbante e senta-se diante de uma bandeira da Índia, o segundo está em um terno ocidental e está diante de uma bandeira russa.
A Índia ea Rússia partilham uma extensa defesa, econômico e da relação tecnológica. [125] Aqui é mostrado Manmohan Singh com o presidente Dmitry Medvedev na Cimeira do G8 34.

Desde a sua independência, em 1947, manteve relações cordiais com a maioria das nações. Na década de 1950, ele defendeu fortemente a independência das colônias européias na África e na Ásia e desempenhou um papel pioneiro no Movimento dos Países Não-Alinhados [126] [127] Portugal esteve envolvido em duas breves intervenções militares em países vizinhos. - Da Paz indiana Força de Manutenção em Sri Lanka e Cactus Operação nas Maldivas. A Índia tem uma relação tensa com o vizinho Paquistão e os dois países entraram em guerra em 1947 e 1965 sobre o conflito da Caxemira. Após a guerra sino-indiana ea guerra de 1965, a relação da Índia com a União Soviética continuou aquecido e permanecer assim até o fim da Guerra Fria. Em 1971, uma terceira guerra eclodiu grande entre a Índia eo Paquistão, que resultou em uma vitória decisiva da Índia e da criação de Bangladesh. [128] escaramuças adicionais ter ocorrido entre as duas nações sobre a disputada geleira Siachen. Em 1999, a Índia eo Paquistão travaram uma guerra não declarada no distrito de Kargil.

Nos últimos anos, a Índia tem desempenhado um papel influente na SAARC e da OMC. [129] A Índia tem previstos até 55.000 militares e policiais indianos para servir em trinta e cinco operações de paz da ONU em quatro continentes. [130] A Índia é também um participante activo em vários fóruns multilaterais, particularmente o leste da Ásia e da Cimeira do G8 +5. [131] [132] Na esfera econômica, a Índia tem relações estreitas com outros países em desenvolvimento na América do Sul, Ásia e África.

A Índia mantém uma cooperação estreita com a defesa da Rússia, Israel e França, que são os principais fornecedores de armas. aberturas recentes do governo indiano têm reforçado a cooperação económica, estratégica e militar da Índia com os Estados Unidos ea União Europeia. [133] Em 2008, um acordo nuclear civil entre a Índia e os Estados Unidos foi assinado, antes que a Índia recebeu isenção de da AIEA e do NSG, que terminou as restrições sobre o comércio de tecnologia nuclear, embora a Índia possui armas nucleares e não é signatária do TNP. Como conseqüência, a Índia tornou-se a sexta, de facto, reconhecida Estado com armas nucleares. [134] Na sequência da renúncia do NSG, na Índia também assinou civis acordos de energia nuclear, cooperação com outras nações, incluindo Rússia, [135] França [136] no Reino Unido [137] eo Canadá [138].
Militar
Ver artigo principal: Forças Armadas indianas
Desenvolvido conjuntamente pela Sukhoi e Hindustan Aeronautics, o Su-30 MKI "Flanker-H" é de combate a Força Aérea Indiana de superioridade aérea privilegiada. [139]

Índia mantém a terceira maior força militar do mundo, que consiste do Exército indiano, Marinha, Força Aérea e das forças auxiliares, tais como as forças paramilitares, a Guarda Costeira, e Comando de Forças Estratégicas. [54] O orçamento de defesa oficial indiano para 2010 situou-se em EUA 31,9 bilhões dólares (ou 2,12% do PIB). [140] Segundo um relatório do SIPRI 2008, as despesas anuais militar da Índia em termos de PPP foi de EUA $ 72,7 bilhões. [141] O Presidente da Índia é o comandante supremo das forças armadas indianas. empreiteiros da defesa, como a Pesquisa de Defesa e Organização para o Desenvolvimento (DRDO) e Aeronáutica Hindustan (HAL), supervisionará o desenvolvimento de indígenas de armas sofisticadas e equipamentos militares, incluindo mísseis balísticos, aviões de combate e tanques de combate, para reduzir a dependência da Índia às importações estrangeiras.

repetidas ameaças da China para intervir na guerra de 1965 em apoio do Paquistão convencido Índia para desenvolver armas nucleares contra os testes nucleares da China. [142], a Índia realizou seu primeiro teste nuclear em 1974 e realizou mais testes subterrâneos em 1998. Apesar de críticas e sanções militares, a Índia tem consistentemente se recusado a assinar o CTBT e do TNP, que considera falho e discriminatória. [143] Portugal mantém uma "utilização não ser o primeiro" a política nuclear e está a desenvolver uma capacidade nuclear como parte da tríade de sua "dissuasão mínima credibilidade" da doutrina. [144] [145] A Índia também tem um avançado programa de mísseis balísticos de defesa e desenvolvimento escudo está a desenvolver um caça de quinta geração, em colaboração com a Rússia. [146] [147] Outras grandes projetos de desenvolvimento militar indígenas incluir porta-aviões Vikrant Arihant classe e classe de submarinos nucleares. [148] [149]
Economia
Ver artigo principal: Economia da Índia
Veja também: A história econômica da Índia, o desenvolvimento económico da Índia, e dos Transportes na Índia
Vista do térreo de um moderno edifício de 30 andares.
A Bolsa de Bombaim, em Bombaim, é a mais antiga da Ásia e da Índia, maior bolsa de valores em valor de mercado.

De acordo com o Fundo Monetário Internacional, o PIB nominal da Índia era de EUA $ 1,3 trilhão, o que torna a economia décima primeira maior do mundo, [150] corresponde a uma renda per capita de 1.000 dólares EUA. [151] Se o poder de compra (PPP ) é levado em consideração, a economia indiana é a quarta maior do mundo no EUA $ 3600000000000 [152]. O país está 142th do PIB nominal per capita e 127 do PIB per capita em PPC. [150] Com um crescimento médio do PIB anual taxa de 5,8% para as duas últimas décadas, a Índia é uma das economias que mais crescem no mundo [153].

Antes de 1991, o governo indiano seguido protecionistas e políticas de inspiração socialista por causa de que a economia indiana foi em grande parte fechado ao mundo exterior e sofreu extensa intervenção estatal e regulação. [154] Depois de uma crise aguda da balança de pagamentos, o país liberalizou seu economia e desde então se mudou para uma economia de livre mercado. [155] [156] Desde então, a ênfase tem sido a utilização de comércio exterior e ao investimento como parte integrante da economia da Índia. [157] Atualmente, o sistema econômico da Índia é retratado como um modelo capitalista com a entrada de empresas privadas [156].

A Índia tem a força de trabalho do mundo segundo maior, com 467 milhões de pessoas [158] Em termos de produção, as contas do setor agrícola para 28% do PIB;. Setores de serviços e industriais compõem 54% e 18% respectivamente. Principais produtos agrícolas incluem arroz, trigo, sementes oleaginosas, algodão, juta, chá, açúcar, batata. [122] As principais indústrias incluem os têxteis, telecomunicações, química, processamento de alimentos, aço, equipamentos de transporte, cimento, mineração, petróleo, máquinas e software. comércio externo [122] da Índia atingiu uma proporção relativamente moderada de 24% do PIB em 2006, ante 6% em 1985 [155] em 2008, a participação da Índia no comércio mundial foi de cerca de 1,68%;. [159] em 2009, foi maior importador décimo quinto do mundo eo maior exportador XVIII. [160] As principais exportações incluem produtos de petróleo, produtos têxteis, pedras preciosas e jóias, software, bens de engenharia, química, e couros. [122] As principais importações incluem o petróleo bruto, máquinas, jóias , fertilizantes, produtos químicos [122].
Tata Nano, carro mais barato do mundo. Exportações anuais [161] Índia carro dispararam cinco vezes nos últimos cinco anos. [162]

Durante o final dos anos 2000, o crescimento econômico da Índia em média 7,5% ao ano. [155] Durante a última década, as taxas de salário por hora na Índia mais do que duplicaram. [163] Segundo um McKinsey Global 2007 relatório do instituto, desde 1985, Índia económico robusto crescimento migrou 431 milhões índios da pobreza e, em 2030, a população da Índia é de classe média vai subir para mais de 580 milhões de pessoas [164]. Índia ocupa o 51 do Relatório de Competitividade Global e se diversificou, ele está em 16o lugar em termos de sofisticação do mercado financeiro, 24 no sector bancário, 27 em sofisticação empresarial e 30 em inovação; à frente de várias economias avançadas [165] Sete de tecnologia do mundo 15 melhores de outsourcing as empresas estão sediadas na Índia e no país é visto como o segundo destino mais favorável a terceirização, após os Estados Unidos. Membros. [166] do mercado consumidor da Índia é atualmente o maior do mundo XIII e deve se tornar o quinto maior em 2030. [164] A Índia tem a indústria mais rápido do mundo de telecomunicações de crescimento, somando cerca de 10 milhões de assinantes em 2008-09 período. [167 ] O país tem a indústria de automóveis do mundo segundo mais rápido crescimento, com vendas aumentando em 26% durante o período 2009-10 [168] e do aumento das exportações em 36% durante o período 2008-09. [169]

Apesar do impressionante crescimento económico da Índia nas últimas décadas, ainda contém a maior concentração de pessoas pobres no mundo. [170] A porcentagem de pessoas vivendo abaixo da linha do Banco Mundial de pobreza de US $ 1,25 por dia (PPP, em termos nominais símbolo Rúpia Indiana . svg 21,6 por dia nas áreas urbanas e Rúpia Indiana symbol.svg 14,3 nas áreas rurais em 2005) diminuiu de 60% em 1981 para 42% em 2005 [171] Desde 1991, a inter-estatal da desigualdade econômica na Índia tem crescido consistentemente.; o produto per Estado capita interna líquida de estados mais ricos da Índia é de cerca de 3,2 vezes maior do que os estados mais pobres. [172] Embora a Índia tenha evitado a fome nas últimas décadas, metade das crianças estão abaixo do peso [173] e cerca de 46% das crianças indianas de menos três anos de idade sofrem de desnutrição. [170] [174] [175]

De acordo com um relatório da PwC 2011, em termos de PPC, o PIB da Índia vão superar a do Japão em 2011 e em 2045, o PIB da Índia vai superar a dos Estados Unidos. [176] Além disso, ao longo dos próximos quatro décadas, a Índia média anual econômico taxa de crescimento deverá situar-se em cerca de 8% e, portanto, tem potencial para ser mais rápido do mundo economia em crescimento importante no período até 2050 [176] O relatório também destacou alguns dos principais fatores por trás taxa de crescimento da Índia elevado potencial econômico. - jovem e crescente população em idade activa, o crescimento do setor industrial devido às habilidades de engenharia e forte aumento dos níveis de educação;. sustentada de crescimento e mercado consumidor, devido à população de classe média em rápida ascensão [176] No entanto, o Banco Mundial sugere que para a Índia atingir o seu potencial económico, este deve continuar a concentrar-se na reforma do sector público, infra-estrutura de transportes, agricultura e desenvolvimento rural, a remoção das leis trabalhistas, educação, segurança, energia e saúde pública e nutrição. [177]
Demografia
Ver artigo principal: Demografia da Índia
Veja também: Grupos étnicos da Ásia do Sul e Lista das maiores áreas metropolitanas da Índia
Mapa da Índia. áreas de maior densidade populacional (acima de 1000 pessoas por quilómetro quadrado), são as ilhas Laquedivas, Calcutá e outras partes da bacia do rio Ganga (Ganges), Mumbai, Bangalore, e na costa sudoeste. áreas de baixa densidade (inferior a 100) incluem o deserto ocidental, Caxemira leste, ea fronteira oriental.
Mapa de densidade da população da Índia.

Com uma população estimada em 1,2 bilhões [10], a Índia é o segundo país mais populoso do mundo. Os últimos 50 anos vimos um rápido aumento da população devido aos avanços médicos e grande aumento da produtividade agrícola devido à "revolução verde" [178] [179] A percentagem de população indígena em áreas urbanas tem crescido de forma consistente;. Partir de 1991 a 2001, a população urbana da Índia aumentou 31,2%. [180] Em 2001, cerca de 285 milhões de índios viviam em áreas urbanas, enquanto mais de 70% da população da Índia residiam em áreas rurais. [181] [182] Conforme o censo de 2001, existem 27 milhões de cidades-plus, [180] com as maiores cidades sendo Mumbai, Nova Deli e Calcutá.

taxa da Índia alfabetização é de 64,8% (53,7% para o sexo feminino e 75,3% para o sexo masculino) [54]. O estado de Kerala tem a maior taxa de alfabetização em 91%, enquanto Bihar tem a menor em 47%. [183] [184] Os nacionais razão sexual humano é 944 fêmeas por 1.000 homens. idade média da Índia é 24,9, ea taxa de crescimento populacional de 1,38% ao ano;. existem 22,01 nascimentos por 1.000 pessoas por ano [54] Embora a Índia tem um dos sistemas mundiais de saúde mais diversificado e moderno, o país continua a enfrentar vários pública desafios relacionados à saúde. [185] [186] Segundo a Organização Mundial de Saúde, 900.000 índios morrem a cada ano a partir da ingestão de água contaminada e respirando ar poluído. [187] Há cerca de 60 médicos por 100.000 pessoas na Índia. [188 ]
Línguas
Ver artigo principal: Línguas da Índia

A Índia é o lar de duas grandes famílias lingüísticas: indo-ariana (falada por cerca de 74% da população) ea dravídica (falado por cerca de 24%). Outras línguas faladas no Brasil vêm do Império Austro-asiática e as famílias Tibeto-Burman linguística. Nem a Constituição da Índia, nem a legislação indiana define qualquer língua nacional [8]. Hindi, com o maior número de falantes, [189] é a língua oficial da União [190]. Inglês é amplamente utilizado nos negócios e na administração e tem o estatuto de "língua oficial filial;" [191] também é importante na educação, especialmente como um meio de ensino superior. Além disso, todo o território do estado e união tem suas línguas oficiais próprios, e também a Constituição reconhece, em particular 21 "línguas inventariadas".
Religião
Ver artigo principal: Religião na Índia

Conforme o censo de 2001, mais de 800 milhões de indianos (80,5%) eram hindus. Outros grupos religiosos incluem muçulmanos (13,4%), cristãos (2,3%), sikhs (1,9%), budistas (0,8%), jainistas (0,4%), judeus, zoroastrianos e bahá'ís. [192] tribais constituem 8,1% do da população. [193] [morto link] A Índia tem a terceira maior população muçulmana do mundo e tem a maior população de muçulmanos para um país de maioria não-muçulmana.
Cultura
Ver artigo principal: Cultura da Índia
O Taj Mahal em Agra, construído pelo imperador Mughal Shah Jahan como um memorial a sua falecida esposa Mumtaz Mahal. Ele é um Patrimônio Mundial da UNESCO considerado de "valor universal excepcional" [194].

cultura da Índia é marcada por um alto grau de sincretismo [195] e do pluralismo cultural. tradição cultural [196] Portugal remonta a 8000 aC [197] e tem uma história registrada continuamente por mais de 2.500 anos. [198] Com suas raízes baseadas na Tradição do Vale do Indo, a cultura indiana tomou uma forma distinta ao longo do século 11 aC idade Védica que lançou as bases da filosofia hindu, mitologia, tradição literária e as crenças e práticas, tais como Dharma, Karma, Yoga e moksa. [199] É conseguiu preservar as tradições estabelecidas, absorvendo novos costumes, tradições e idéias de invasores e imigrantes e espalhar a sua influência cultural a outras partes da Ásia, principalmente do Sudeste e Leste Asiático.

religiões indianas formam um dos mais aspectos que definem a cultura indiana. [200] principais religiões do Dharma, que foram fundadas na Índia incluem o hinduísmo, o budismo eo jainismo. Considerado um sucessor para a antiga religião védica, [201] O hinduísmo tem sido moldada por várias escolas de pensamento com base no Upanishads, [202] Yoga Sutras eo movimento Bhakti. Budismo [200] se originou na Índia no século 5 BCE e proeminente cedo escolas budistas, tais como Theravada e Mahayana, ganharam uma posição dominante durante o Império Maurya. [200] Embora o budismo entrou num período de declínio gradual a partir do século 5 EC Índia, [203], que desempenhou um papel influente na formação da filosofia indiana e do pensamento. [200]

arquitetura indiana é uma área que representa a diversidade da cultura indiana. Grande parte dela, incluindo monumentos notáveis, como o Taj Mahal e outros exemplos da arquitetura Mughal e na arquitetura indiana do Sul, compreende uma mistura de antigo e variadas tradições locais de várias partes do país e no exterior. arquitetura vernacular também apresenta notáveis variações regionais.

Considerado o mais antigo e mais importante "monumento" da literatura indiana, o sânscrito védico, ou literatura foi desenvolvido a partir de 1.400 aC a 1.200 dC. [204] [205] proeminentes Indian obras literárias da era clássica incluem épicos como o Mahabharata eo Ramayana, dramas como o Abhijñānaśākuntalam (o reconhecimento de Sakuntalã), e da poesia, como o. Mahākāvya [206] Desenvolvido entre 600 aC e 300 dC, a literatura Sangam consiste 2.381 poemas e é considerado como um antecessor da literatura tamil. [207] [ 208] [209] Do século 7 dC ao século 18 dC, tradições literárias da Índia passou por um período de mudanças drásticas devido ao surgimento de poetas devocional como Kabir, Guru Nanak e Tulsidas. Este período foi caracterizado por espectro variado e amplo de pensamento e expressão e, como conseqüência, medieval indiano obras literárias diferiram significativamente das tradições clássicas. [210] No século 19, os escritores indianos tomaram um novo interesse pelas questões sociais e descrições psicológicas. Durante o século 20, a literatura indiana foi fortemente influenciado pelas obras do aclamado poeta e escritor bengali Rabindranath Tagore. [211]
Sociedade e tradições
O templo, um Património Mundial da UNESCO, em Bodhgaya, em Bihar, é um dos quatro locais sagrados relacionados com a vida do Buda Gautama. [212] Ele foi construído pelo imperador Ashoka, em 250 aC eo complexo do templo contém uma pedra polida vermelho, conhecido como o Vajrasana, para marcar o local exato onde Buda alcançou a iluminação. [213]

A sociedade indígena tradicional é definida pelo relativamente estrita hierarquia social. O sistema de castas indiano descreve a estratificação social e as restrições sociais no subcontinente indiano, em que as classes sociais são definidas por milhares de grupos endogâmicos hereditária, frequentemente denominado como jatis ou castas. [214] Diversos influentes movimentos de reforma social, como o Shômaj Bramho , o Samaja Arya e da Missão Ramakrishna, têm desempenhado um papel fundamental na emancipação dos Dalit (ou "intocáveis") e outras comunidades de baixa casta da Índia. [215] No entanto, a maioria dos Dalits continuar a viver em situações de segregação e muitas vezes perseguidos e discriminados. [216]

Valores tradicionais da família indiana é altamente respeitada e multi-geracional patriarcal famílias conjuntas têm sido a norma, embora a família nuclear estão se tornando comuns em áreas urbanas. [62] A esmagadora maioria dos índios têm seus casamentos arranjados pelos pais e outros membros da família respeitada , com o consentimento da noiva e do noivo. [217] O casamento é pensado para ser para a vida, [217] ea taxa de divórcio é extremamente baixo. [218] O casamento infantil ainda é uma prática comum, ainda mais em áreas rurais da Índia, com metade das mulheres da Índia se casar antes da idade legal de 18 anos. [219] [220]

Muitos festivais religiosos indianos estão na origem, embora vários são celebradas sem distinção de casta ou credo. Algumas festas populares são Diwali, Ganesh Chaturthi, Ugadi, tailandês Pongal, Holi, Onã, Vijayadashami, Durga Puja, Eid ul-Fitr, Id-Bakr, Natal, Buda Jayanti, Moharram e Vaisakhi. [221] [222] Portugal tem três feriados nacionais que são observados em todos os estados e territórios da união - Dia da República, Dia da Independência e Gandhi Jayanthi. Outros grupos de férias, variando entre nove e doze anos, são oficialmente observada em estados individuais. As práticas religiosas são parte integrante da vida cotidiana e são uma coisa muito pública.

vestido indiano tradicional varia entre as regiões em suas cores e estilos, e depende de vários fatores, incluindo o clima. Os estilos populares do vestido incluem roupas drapeadas, como para as mulheres de sari e dhoti ou lungi para os homens e, além disso, roupas costuradas, como kameez para as mulheres e kurta pijama e calças de estilo europeu e camisas para os homens, também são populares.
Música, dança, teatro e cinema

música indiana abrange uma ampla gama de tradições e estilos regionais. Música clássica em grande parte engloba os dois gêneros - do Norte da Índia hindu, as tradições do sul da Índia Carnatic e suas diversas ramificações na forma de música popular regional. regionalizados formas da música popular incluem música filmi e popular, a tradição sincrética do Bauls é uma forma bem conhecida da segunda.

dança indiana também tem diversas e populares formas clássicas. Entre as danças folclóricas conhecidas são o bhangra do Punjab, o Bihu de Assam, no Chhau de West Bengal, Jharkhand, Sambalpuri de Orissa, no ghoomar de Rajasthan e as Lavani de Maharashtra. Oito formas de dança, muitos com formas narrativas e os elementos mitológicos, ter sido concedido o estatuto de dança clássica da Índia pela National Academy of Music, Dance, e do drama. Estes são:. Bharatanatyam do estado de Tamil Nadu, kathak de Uttar Pradesh, kathakali e Mohiniyattam de Kerala, o Kuchipudi de Andhra Pradesh, Manipur de Manipur, odissi de Orissa e da sattriya de Assam [223]

Teatro em Portugal muitas vezes incorpora música, dança e improvisação ou diálogo escrito. [224] Muitas vezes, baseados na mitologia hindu, mas também empréstimos de romances medievais, e notícias de eventos sociais e políticos, indiana teatro inclui o bhavai do estado de Gujarat, o jatra de Bengala Ocidental, o nautanki ramlila e do norte da Índia, o Tamasha de Maharashtra, o burrakatha de Andhra Pradesh, o terukkuttu de Tamil Nadu, eo yakshagana de Karnataka [225].

A indústria cinematográfica indiana é a maior do mundo. [226] Bollywood, baseado em Mumbai, faz filmes comerciais hindi e é o cinema mais prolífico do mundo. [227] tradições estabelecidas também existem em Assamês, Bengali, canada, Malayalam , Marathi, Oriya, Tamil, Telugu língua e cinemas. [228]
Cozinha

A culinária indiana é caracterizada por uma grande variedade de estilos regionais e sofisticada utilização de ervas e especiarias. Os alimentos básicos da região são o arroz (especialmente no sul e no leste), trigo (principalmente no norte do país) [229] e lentilhas. [230] especiarias, como pimenta preta, que são consumidos em todo o mundo, são originalmente indígenas para o subcontinente indiano. Chili Pepper, que foi introduzido pelo Português, também é amplamente utilizado na culinária indiana. [231]
Sport
Ver artigo principal: Desporto da Índia
Cricketers em um jogo em frente está praticamente completo.
A 2008 Indian Premier League grilo Twenty20 jogo ser disputado entre o Super Chennai Reis e Kolkata Knight Riders

esporte oficial nacional da Índia é hóquei em campo, administrado pelo Hockey Índia. A equipa de hóquei indiano ganhou a Copa do Mundo de Hóquei 1975 e 8 de ouro, 1 prata e 2 medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos, tornando-o um dos mais bem sucedidos do mundo equipas de hóquei nacional de sempre. Cricket, no entanto, é de longe o esporte mais popular; [232], a equipa de críquete da Índia ganhou a Copa Mundial de Cricket 1983, 2007 ICC World Twenty20, e dividiu o ICC 2002 Troféu dos Campeões com o Sri Lanka. Grilo na Índia é administrado pelo Conselho de Controle de Cricket na Índia (BCCI) e competições nacionais incluem o Troféu Ranji, o Troféu Duleep, o Troféu Deodhar, o Troféu Irani eo NKP Salve Challenger Trophy. Além disso, o BCCI conduz a Indian Premier League, uma competição Twenty20.

A Índia é o lar de vários esportes tradicionais que se originou no país e continuam a ser bastante popular. Estes incluem kabaddi, Kho Kho, pehlwani e gilli danda. Algumas das mais antigas formas de artes marciais asiáticas, tais como Kalarippayattu, Yuddha, Silambam e Kalai Varma, originado na Índia. O Rajiv Gandhi Khel Ratna eo Prêmio Arjuna são os maiores prêmios da Índia, por suas conquistas no esporte, enquanto o Prêmio Dronacharya é premiado pela excelência em coaching.

Xadrez, comumente realizada de ter se originado na Índia, está reconquistando popularidade difundida com o aumento do número de grandes mestres da Índia. [233] Ténis também se tornou cada vez mais popular, devido às vitórias do time da Copa Davis na Índia e no sucesso do tênis de Indian jogadores. [234] A Índia tem uma forte presença em tiro desportivo, ganhando várias medalhas nos Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo de rodagem e os Jogos da Commonwealth. [235] [236] Outros esportes em que índio esportes pessoas já ganhou inúmeros prêmios e medalhas em eventos esportivos internacionais incluem badminton, [237] boxe [238] e wrestling. [239] [240] Futebol é um esporte popular no nordeste da Índia, Bengala Ocidental, Goa, Tamil Nadu e Kerala. [241]

A Índia tem hospedado e / ou co-organizou vários eventos desportivos internacionais, como o 1951 eo 1982 dos Jogos Asiáticos, em 1987 e 1996, Copa Mundial de Cricket, de 2003 Jogos Afro-Asiáticos, a Copa do Mundo de Hóquei 2010 e os Jogos da Commonwealth de 2010. Os grandes eventos desportivos internacionais realizada anualmente na Índia incluem o Aberto de Chennai, Mumbai Maratona, Meia Maratona de Lisboa e os Mestres indianos. O país está prevista para sediar a Copa Mundial de Cricket 2011 eo primeiro indiano Grand Prix em 2011.






/pictures/watnq5VU5.jpg"/>


Watnodoor.com | Find More Pictures



Watnodoor.com | Find More Pictures



Watnodoor.com | Find More Pictures




Watnodoor.com | Find More Pictures



Watnodoor.com | Find More Pictures





Índia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Coordenadas: 21° 07′ 32″ N, 78° 18′ 38″ O
भारत गणराज्य
Bhārat Gaṇarājya
República da Índia
Bandeira da Índia
Brasão de armas da Índia
Bandeira Brasão de armas
Lema: "Satyameva Jayate" (Sânscrito)
सत्यमेव जयते (Devanāgarī)
"Só a verdade triunfa"[1]
Hino nacional: জন গণ মন (Jana Gana Mana)
("És o soberano das mentes de todos")
Reproduzir som
[2]

Canção nacional: वन्दे मातरम् (Vande Mātaram)
("Curvo-me a ti, Mãe")[3]
Gentílico: Indiano(a)

Localização da Índia

Capital Nova Délhi
Cidade mais populosa Bombaim
Língua oficial Hindi, inglês
e mais 21 línguas nacionais.
Governo República federal[4]
Democracia parlamentar[5]
- Presidente Pratibha Patil
- Primeiro-Ministro Manmohan Singh
- Presidente do Lok Sabha Meira Kumar
- Chefe da Justiça S. H. Kapadia
Independência do Reino Unido
- Declarada 15 de agosto do 1947
- República 26 de janeiro de 1950
Área
- Total 3.287.590 km² (7.º)
- Água (%) 9,56
População
- Estimativa de 2008 1.132.446.000[4] hab. (2.º)
- Censo 2001 1.027.015.248 hab.
- Densidade 329 hab./km²
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
- Total US$ 2,965 trilhões[6] USD (4.º)
- Per capita US$ 2.972[6] USD (113.º)
Indicadores sociais
- Gini (2004) 36,8 – médio
- IDH (2010) 0,519 (119.º) – médio[7]
- Esper. de vida 64,7 anos (139.º)
- Mort. infantil 55,0/mil nasc. (143.º)
- Alfabetização 61,0% (147.º)
Moeda Rupia indiana (₨) (INR)
Fuso horário IST (UTC+5:30)
Org. internacionais ONU (OMC),
Cód. Internet .in
Cód. telef. +91
Website governamental india.gov.in

Mapa da Índia

A Índia, oficialmente República da Índia, (em hindi: भारत गणराज्य, Bhārat Gaṇarājya), é um país da Ásia Meridional. É o sétimo maior país em área geográfica, o segundo país mais populoso e a democracia mais populosa do mundo. Delimitado ao sul pelo Oceano Índico, pelo mar da Arábia a oeste e pela Baía de Bengala a leste, a Índia tem uma costa com 7.517 km.[8] O país é delimitado pelo Paquistão a oeste;[9] pela República Popular da China, Nepal e Butão no norte e por Bangladesh e Mianmar a leste. Os países insulares do Oceano Índico, o Sri Lanka e Maldivas, estão localizados bem próximos da Índia.

Lar da Civilização do Vale do Indo, de rotas comerciais históricas e de vastos impérios, o Subcontinente indiano é identificado por sua riqueza comercial e cultural de grande parte da sua longa história.[10] Quatro grandes religiões, Hinduísmo, Budismo, Jainismo e Sikhismo, originaram-se no país, enquanto o Zoroastrismo, o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo chegaram no primeiro milênio d.C. e moldaram a diversidade cultural da região. Anexada gradualmente pela Companhia Britânica das Índias Orientais no início do século XVIII e colonizada pelo Reino Unido a partir de meados do século XIX, a Índia se tornou uma nação independente em 1947 após uma luta pela independência que foi marcada pela extensão da resistência não-violenta.[11]

A Índia é uma república composta por 28 estados e sete territórios da união com um sistema de democracia parlamentar. O país é a décima segunda maior economia do mundo em taxas de câmbio e a quarta maior economia em poder de compra. As reformas econômicas feitas desde 1991, transformaram o país em uma das economias de mais rápido crescimento do mundo;[12] no entanto, a Índia ainda sofre com altos níveis de pobreza,[13] analfabetismo, doenças e desnutrição. Uma sociedade pluralista, multilingue e multiétnica, a Índia também é o lar de uma grande diversidade de animais selvagens e de habitats protegidos.
Índice


* 1 Etimologia
* 2 História
* 3 Geografia
o 3.1 Clima
* 4 Demografia
o 4.1 Cidades mais populosas
* 5 Política
o 5.1 Relações exteriores
o 5.2 Símbolos nacionais
+ 5.2.1 Bandeira
+ 5.2.2 Brasão de armas
+ 5.2.3 Hino nacional
* 6 Subdivisões
* 7 Economia
* 8 Cultura
o 8.1 Desporto
o 8.2 Feriados
* 9 Referências
o 9.1 Bibliografia
* 10 Ver também
* 11 Ligações externas

Etimologia

O nome Índia é derivado de Indus, que é derivado da palavra Hindu, em persa antigo. Do sânscrito Sindhu, a denominação local histórica para o rio Indus[14]. Os gregos clássicos referiam-se aos indianos como Indoi (Ινδοί), povos do Indus[15]. A constituição da Índia e o uso comum em várias línguas indianas igualmente reconhecem Bharat como um nome oficial de igual status[16]. Hindustão (ou Indostão), que é a palavra persa para a “terra do Hindus” e historicamente referida ao norte da Índia, é também usada ocasionalmente como um sinônimo para toda a Índia[17].
História

Ver artigos principais: História da Índia, História da República da Índia.

As pinturas da Idade da Pedra nos abrigos na Rocha de Bhimbetka em Madhya Pradesh são as pegadas mais antigas conhecidas da vida humana na Índia. Os primeiros assentamentos humanos permanentes apareceram há mais de novecentos mil anos atrás e pouco a pouco se desenvolveram no que hoje é conhecido como a Civilização do Vale do Indo, a qual teve seu florescimento ao redor de 3 300 a.C, no oeste do atual territorio indiano.[18] Depois de sua queda, começa a civilização védica, que acolheu as bases do hinduísmo e outros aspectos da sociedade indiana, período que terminou em 500 a.C, onde em todo país se estabeleceram muitos reinos independentes e outros estados conhecidos como "Mahajanapadas".[19]
Os Grandes Templos Vivos de Chola, construídos pelo Império Chola durante os séculos XI e XII.

No século III a.C, a maior parte da Ásia Meridional foi conquistada por Chandragupta Maruya, para uni-los ao Império Máuria, na qual floreceu no comando de Asoka.[20] A partir do século III d.C, a Dinastia Gupta levou o império a um período de prosperidade conhecida como "A Idade do Ouro na Índia".[21][22] Por outro lado, os impérios Chalukya e Chola e o Reino de Bisnaga se desenvolveram na parte sul indiana. A ciência, os avanços tecnológicos, a engenharia, a arte, a lógica, as línguas, as obras literárias, as matemáticas, a religião e a filosofia tiveram um período de prosperidade e baixo desenvolvimento ante o patrocínio dos reis.

Por trás das invasões da Ásia Central, entre os séculos X e XII, grande parte do norte da Índia caiu no domínio do Sultanato de Deli, mais tarde do Império Mongol. No reinado de Akbar, a Índia desfrutou de um amplo progresso cultural e conômico, assim como sendo um época de harmonia religiosa.[23] Gradualmente, os imperadores mongóis ampliaram seus impérios para cobrir grande parte do subcontinente. Contudo, no nordeste da Índia, o poder dominante foi o reino de Ahom de Assam., um dos poucos reinos que resistiram à dominação dos mongóis. Durante o século XIV, a primeira grande ameaça do poder imperial mongol veio do rei rajput Maha Rana Pratap de Mewar, e mais tarde do Império Maratha, que no século XVIII dominou grande parte do território da Índia.[24]

A partir do século XVI, várias potências europeias, como Portugal, Países Baixos, França e Reino Unido, estabeleceram postos comerciais e mais tarde tomaram vantagens de conflitos internos para estabelecerem colônias no país, Em 1856, a maior parte da Índia estava sob o controle da Companhia Britânica das Índias Orientais.[25] Um ano depois, uma insurreição a nível nacional de unidades militares e reinos rebeldes, conhecida como a Revolta dos Sipais, desafiou seriamente o controle da empresa, ainda que tenham sido derrotados. Como resultado da inestabilidade, a Índia foi elevada ao controle direto da coroa britânica.
Mahatma Gandhi (à direita) com Jawaharlal Nehru em 1937. Dez anos mais tarde, Nehru se convertiria no primeiro-ministro indiano.

No século XX, uma luta a nível nacional pela independência foi estimulada pelo Partido do Congresso Nacional Indiano e outras organizações políticas.[26] O líder indiano Mahatma Gandhi concentrou milhões de pessoas em várias campanhas nacionais da desobediência civil baixo à política da não-violência.[11]

Em 15 de agosto de 1947, a Índia conseguiu sua independência do domínio britânico, onde ao mesmo tempo zonas de maioria muçulmana se separam para formar um novo estado independente, o Paquistão.[11] Em 26 de janeiro de 1950, a Índia se converte em uma república e uma nova constituição entra em vigor.[4]

Desde a independência, a Índia tem enfrentado muitos problemas de violência religiosa, movimiento naxalita, terrorismo e independentismo, especialmente em Jammu, Caxemira e nordeste indiano. Desde a década de 1960 ataques terroristas têm afetado muitas cidades indianas. O país não conseguiu resolver as disputas territoriais com a China, que gerou a Guerra sino-indiana, e Paquistão, que gerou as Guerras indo-paquistanesas, em 1947, 1965, 1971 e 1999. Índia fou um dos fundadores da Organização das Nações Unidas (como Índia Britânica) e Movimento Não Alinhado. Em 1974, realizou um teste nuclear subterrâneo, e mais outras cinco em 1998, convertendo-se em um estado nuclear.[27] Desde 1991, importantes reformas econômicas[28] transformaram a Índia em uma das economias de crescimento mais rápidas do mundo, aumentando sua influência global.[12]
Geografia

Ver artigo principal: Geografia da Índia

Mapa topográfico da Índia.

A Índia ocupa a maior parte do subcontinente indiano, onde se encontra em cima da placa tectônica indiana, uma placa menor da placa indo-australiana.[29]

Os processos geológicos que definiram a atual situação geográfica da Índia começaram a setenta e cinco milhões de anos atrás, quando o subcontinente indiano e, por continuação, parte do subcontinente Gondwana começaram a se mover a partir do nordeste através do que posteriormente se converteria em Oceano Índico.[29] A colisão superior do subcontinente com a placa euro-asiática e a subducção debaixo dela deram lugar ao Himalaia, sistema montanhoso mais alto do planeta, que atualmente é a fronteira da Índia a norte e a noroeste.[29] O antigo leito marinho que emergiu imediatamente o sul da Himalaia fez com que o movimento da placa criasse uma grande depressão, que foi sendo levada pouco a pouco por sedimentos propagados nos rios,[30] que atualmente constitui a Planície Indo-Gangética.[31] A oeste desta planície encontra-se o deserto de Thar, separada pela cordilheira Avaralli.[32]
Clima

Ver artigo principal: Clima da Índia

O clima da Índia varia entre o tropical, ao sul, e o mais temperado, no norte. Nas regiões setentrionais neva com freqüência no inverno. O clima indiano é fortemente influenciado pelos Himalaias e pelo deserto de Thar. A cordilheira himalaica e o Hindu Kush formam uma barreira contra os ventos frios provenientes da Ásia Central, o que mantém o subcontinente com temperaturas mais elevadas do que outras regiões em latitudes semelhantes. A maior parte da precipitação entre junho e setembro é devida às monções.
Demografia

Ver artigo principal: Demografia da Índia
Veja também: Religiões e criminalidade na Índia

Mapa da densidade populacional na Índia.

Com uma população de mais de um bilhão de habitantes,[33] a Índia é o segundo país mais populoso do mundo. Nos últimos cinquenta anos, o país tem vivido um rápido aumento em sua população urbana devido, em grande parte, aos avanços médicos e aos aumentos massivos da produtividade agrícola pela "revolução verde".[34][35] A população urbana da Índia aumentou onze vezes durante o século XX e vem se concentrando cada vez mais nas grandes cidades. Em 2001, 35 cidades indianas tinha sua população igual ou superior a um milhão de habitantes, onde as três cidades mais populosas (Bombaim, Deli e Calcutá), sozinhas, tinham mais de dez milhões de habitantes. Porém, nesse mesmo ano 70% da população indiana vivia em áreas rurais.[36][37]

A Índia é a segunda entidade geográfica com maior diversidade cultural, linguística e e genética, depois da África.[38] A Índia é o lugar de duas grandes famílias linguísticas: a indo-ária (falado por aproximadamente 74% da população) e a dravídica (falada por aproximadamente 24%). Outras línguas faladas na Índia provêm das línguas austro-asiáticas e tibeto-birmanesas. O hindi (ou híndi) conta com o maior número de falantes[39] e é a língua oficial da república.[40] O inglês é utilizado amplamente em negócios e na administração e tem o status de "idioma oficial subsidiário"[41] também é importante na educação, especialmente no ensino médio superior. Cada estado e território da união tem seus próprios idiomas oficiais, e a constituição reconhece outras 21 línguas como oficiais que são faladas por um importante setor da população ou são parte da herança histórica indiana, denominadas de "línguas clássicas". Enquanto o sânscrito e o tamil têm sido consideradas como línguas clássicas por muitos anos,[42][43] o governo indiano também tem concedido o status de língua clássica ao kannada e ao telugu utilizando seus próprios critérios.[44] O número de dialetos na Índua chega a mais de 1 652.[45]
O Templo Dourado em Amritsar, um templo siquista.

Mais de oitocentos milhões de indianos (80,5 % da população) são hindus. Outros grupos religiosos com presença no país são muçulmanos (13,4 %), cristãos (2,3 %), siquistas (1,9 %), budistas (0,8 %), jainistas (0,4 %), judeus, zoroastristas, entre outros.[46] Os adivasi constituem 8,1 % da população.[47] A Índia tem a terceira maior população muçulmana do mundo e a maior população muçulmana para um país de maioria não-muçulmana.

A taxa de alfabetização no país é de 64,8% (53,7% para as mulheres e 75,3% para os homens)[4] O estado com o maior índice de alfabetização é Kerala, como 91%, enquanto Bihar tem a menor taxa, com apenas 47%.[48][49] O índice de masculinidade é de cada 944 homens para cada mil mulheres, enquanto que a taxa de crescimento demográfico anual é de 1,38%: a cada ano, são registrado 22,01 nascimentos para cada mil pessoas.[4] Segundo a Organização Mundial de Saúde, a cada ano morrem novecentos mil índios por beberem água em mal-estado e inalarem ar contaminado.[50] A malária é endêmica na Índia.[51] Existem cerca de sessenta médicos para cada cem mil pessoas no país.[52]
Cidades mais populosas
Cidades mais populosas da Índia
ver • editar
Posição Cidade Estado População Posição Cidade Estado População


Mumbai Skyline1.jpg
Bombaim
Smog in Dehli edited.jpg
Délhi
1 Bombaim Maharashtra 13 922 125 11 Jaipur Rajastão 3 102 808
2 Délhi Délhi 12 259 230 12 Lucknow Uttar Pradesh 2 685 528
3 Bangalore Karnataka 5 310 318 13 Nagpur Maharashtra 2 403 239
4 Calcutá Bengala Ocidental 5 080 519 14 Patna Bihar 1 814 012
5 Chennai Tamil Nadu 4 590 267 15 Indore Madhya Pradesh 1 811 513
6 Hiderabade Andhra Pradesh 4 025 335 16 Bhopal Madhya Pradesh 1 752 244
7 Ahmedabad Guzerate 3 913 793 17 Thane Maharashtra 1 739 697
8 Pune Maharashtra 3 337 481 18 Ludhiana Punjabe 1 701 212
9 Surate Gujarate 3 233 988 19 Agra Uttar Pradesh 1 638 209
10 Kanpur Uttar Pradesh 3 144 267 20 Pimpri Chinchwad Maharashtra 1 553 538
Fonte: [1], estimativas de 2009.
Política



Orkutfans.in Send 1000+ republic-day-india orkut scraps and glitter images to your all friend


Ver artigo principal: Política da Índia

O Bloco Norte, em Nova Deli, uma das principais sedes dos escritórios governamentais.

A Índia costuma ser apontada como a maior democracia do mundo, pois conta com o maior eleitorado dentre os países democráticos. O país adotou como forma de Estado a federação, com um parlamento bicameral que funciona com base em um sistema parlamentarista de estilo Westminster.

O presidente, na qualidade de chefe de Estado, exerce um papel principalmente protocolar, embora seja o comandante supremo das forças armadas e sua sanção seja necessária para que qualquer lei aprovada pelo parlamento entre em vigor. É eleito indiretamente por um colégio eleitoral para um mandato de cinco anos.

A chefia de governo é exercida por um primeiro-ministro, que concentra a maior parte dos poderes executivos. É nomeado pelo presidente, desde que conte com o apoio de um partido ou coalizão que tenha mais de 50% dos assentos da Câmara do Povo (a Câmara Baixa do parlamento).

O poder Legislativo da Índia é exercido pelo parlamento bicameral, que compreende a Rajya Sabha ou Câmara dos Estados (a Câmara Alta) e a Lok Sabha ou Câmara do Povo (a Câmara Baixa). A Câmara dos Estados compõe-se de 245 membros eleitos indiretamente pelas Assembleias Legislativas estaduais para mandatos não-coincidentes de seis anos. Cada estado envia representantes para a Câmara dos Estados com base na sua população. A Câmara do Povo compõe-se de 545 membros eleitos diretamente para mandatos de cinco anos (há pequenas exceções à eleição direta, no caso das antigas castas baixas e representantes anglo-indianos). A Câmara do Povo, nos termos do sistema parlamentarista, é o órgão político nacional por excelência, onde é formado o governo do país. Todos os ministros com pasta devem ser membros do parlamento. O sufrágio universal é garantido pela constituição para cidadãos maiores de 18 anos.

O poder Judiciário é formado pelo Supremo Tribunal, com jurisdição ordinária sobre controvérsias entre os estados e o governo federal e, em segunda instância, sobre os dezoito Tribunais Superiores do país. Também exerce o controle de constitucionalidade das leis federais e estaduais.
Relações exteriores

Ver página anexa: Missões diplomáticas da Índia

Em março de 2006, o então Primeiro-Ministro da Índia Manmohan Singh e o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush trocam apertos de mão.

A Índia mantém relações cordiais com a maioria dos países do mundo desde a sua independência, em 1947. Durante a Guerra Fria, foi um dos membros fundadores do Movimento Não-Alinhado.

O país - atualmente de posse de armas nucleares - recusa-se a assinar o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares e o Tratado para a Proibição Completa dos Testes Nucleares.

A Índia e o Paquistão mantêm um contencioso internacional acerca da posse da Caxemira que já os arrastou a três guerras durante o século XX (1947, 1965 e 1971). A posse de armas nucleares pelos dois lados tornou um novo conflito potencialmente catastrófico.

Nos últimos anos, a Índia tem fortalecido suas relações com o Paquistão, os Estados Unidos e a China. Desde o final do século XX, o país tem sido considerado uma potência emergente, com crescente influência nos assuntos internacionais.
Símbolos nacionais
Bandeira

Ver artigo principal: Bandeira da Índia

Bandeira da Índia.

A bandeira nacional da Índia foi adotada durante uma reunião ad hoc da Assembleia Constituinte realizada em 22 de Julho de 1947, vinte e dois dias antes da independência indiana do Reino Unido em 15 de Agosto de 1947. Ela foi usada como bandeira nacional do Domínio da Índia entre 15 de Agosto de 1947 e 26 de Janeiro de 1950 e, logo após, da República da Índia.[53] Na Índia, o termo "tricolor" [Tirangā – तिरंगा (em hindi)] quase sempre é utilizado para se referir à sua bandeira nacional.

A bandeira nacional, adotada em 1947, é baseada na bandeira do Congresso Nacional Indiano, desenhada por Pingali Venkayya. A bandeira é um "escuro açafrão" no topo, branco no meio, e verde em baixo horizontal tricolor. No centro, existe uma roda azul-marinho com vinte e quatro raios, conhecido como o Ashoka Chakra, extraído do Capitel do Leão de Ashoka (അശോകസ്തംഭം, em hindi) erguido em cima do Pilar de Ashoka em Sarnath. O diâmetro desse Chakra é três-quartos da altura da faixa branca. A relação da largura do pavilhão da bandeira para o seu comprimento é 2:3.[54] A bandeira é também a bandeira de guerra do exército da Índia, içada diariamente em instalações militares.

As especificações da bandeira oficial exigem que a bandeira seja confeccionada apenas de "Khādī", um tipo especial de pano feito a mão que ficou popular graças ao seu uso pelo líder Mahatma Gandhi. A exibição e a utilização da bandeira são estritamente impostas pelo Código da Bandeira da Índia.[54] Uma descrição heráldica da bandeira deve ser Paritda por um fess de Açafrão e Vert em uma fess Argent e um Brasão de armas

Ver artigo principal: Brasão de armas da Índia

O brasão de armas da Índia é uma adaptação do Sarnath Lion Capital da Ashoka. O Imperador Ashoka, ergueu o grande capital acima de Ashoka colocando um pilar para assinalar o local onde primeiro Gautama Buda ensinou o Dharma, e onde o budista Sangha foi fundado. No original, há quatro leões, em pé em volta virados de costas uns aos outros, montado sobre um ábaco com um frieze transportando esculturas em alto relevo de um elefante, um cavalo galopante, um touro e um leão, separados por mais de um sino em forma de lótus. Esculpido num único bloco de arenito polido, o capital é coroado pela Roda da retidão/justiça (Dharmachakra).

Foi adotado como o Emblema Nacional da Índia em 26 de Janeiro de 1950, o dia em que a Índia tornou-se uma república.
Hino nacional

Ver artigo principal: Hino nacional da Índia

Jana Gana Mana é o hino nacional da Índia.
Subdivisões

Ver artigo principal: Subdivisões da Índia

A Índia está dividida em 28 estados (que por sua vez estão divididos em distritos), seis territórios da União e o Território da Capital Nacional.
As divisões administrativas da Índia, inclusive os 28 estados e 7 territórios da União.

Estados:

1. Andhra Pradesh
2. Arunachal Pradesh
3. Assam
4. Bihar
5. Chhattisgarh
6. Goa
7. Guzerate
8. Haryana
9. Himachal Pradesh
10. Jammu e Caxemira
11. Jharkhand
12. Karnataka
13. Kerala
14. Madhya Pradesh



15. Maharashtra
16. Manipur
17. Meghalaya
18. Mizoram
19. Nagaland
20. Orissa
21. Panjabe
22. Rajastão
23. Siquim
24. Tâmil Nadu
25. Tripura
26. Uttar Pradesh
27. Uttarakhand
28. Bengala Ocidental



Territórios federais:

1. Andamão e Nicobar
2. Chandigarh
3. Dadrá e Nagar-Aveli
4. Damão e Diu
5. Laquedivas
6. Délhi
7. Pondicherry

Adicionalmente, apesar de nunca ter reclamado posse territorial na Antártida, a Índia tem aí instaladas duas bases científicas: Dakshin Gangotri e Maitri.
Economia

Ver artigo principal: Economia da Índia

A Bolsa de Valores de Bombaim, em Bombaim, a mais antiga bolsa de valores da Ásia e a maior da Índia.

Com um PIB de 785 bilhões de dólares (ou 3,6 trilhões de dólares pelo critério de paridade do poder de compra - PPC), a Índia é a 12ª maior economia do mundo (ou a quarta maior, pelo critério PPC). Entretanto, devido à grande população, a renda per capita é consideravelmente baixa: em 2005, o FMI classificou a Índia na 135ª posição em termos de renda per capita (ou na 122ª posição, pelo critério PPC), dentre 182 países e territórios. Cerca de 60 por cento da população dependem diretamente da agricultura. A indústria e os serviços têm se desenvolvido rapidamente e respondem por 25 e 51 por cento do PIB, respectivamente, enquanto que a agricultura contribui com cerca de 25,6 % Mais de 90 % da população vivem abaixo da linha de pobreza, apesar da existência de uma classe média grande e crescente de 300 milhões de pessoas.

A Índia registrou forte crescimento econômico após 1991, quando seu governo abandonou políticas socialistas e deu início a um processo de liberalização da economia, que envolveu o incentivo ao investimento estrangeiro, a redução de barreiras tarifárias à importação, a modernização do setor financeiro e ajustes nas políticas fiscal e monetária. Como resultados, colheu uma inflação mais baixa, crescimento econômico mais elevado (média de 5 por cento anual) e redução do déficit comercial. Nos últimos anos, a Índia tornou-se um importante centro de serviços relacionados com tecnologias de informação. É o principal beneficiário do outsourcing de serviços.

O desenvolvimento econômico indiano é freado, porém, por uma infraestrutura insuficiente, uma burocracia pesada, altas taxas de juros e uma "dívida social" elevada (pobreza rural, importante analfabetismo residual, sistema de castas, corrupção, clientelismo etc.).

A Índia também é a maior produtora de softwares do mundo, possuindo uma grande produção de todo esse mercado.
Cultura

Ver artigos principais: Cultura da Índia e Arte da Índia.

O Taj Mahal, atração turística mais visitada da Índia.

A cultura da Índia é a expressão de uma das mais antigas e diversificadas civilizações do planeta, portanto inclui grande número de manifestações em todos os campos, desde a literatura e a arquitetura até, modernamente, o cinema.

As tradições literárias mais antigas da Índia eram transmitidas de forma oral e foram posteriormente transcritas. Tais transcrições incluem textos sagrados como os Vedas e épicos como o Maabárata e o Ramáiana. O único galardoado indiano com o prêmio nobel de literatura é o escritor bengali Rabindranath Tagore.

O país é o maior produtor mundial anual de filmes para o cinema. A produção cinematográfica local concentra-se em Bombaim, Noida, Madrasta e Hiderabade.
Desporto

O críquete é o esporte mais popular do país, que venceu a Copa do Mundo de Críquete em 1983. A Índia também é muito tradicional no Hóquei sobre a Grama, sendo que oito das suas nove medalhas de ouro em Jogos Olímpicos foram obtidas nesta modalidade. Outros esportes também populares são o badminton e pólo.
Feriados
Data Nome em português Nome local Observações
Fevereiro-Março Holi - Festival das cores
26 de Janeiro Dia da República भारतीय प्रजासत्ताक दिन
15 de Agosto Dia da Independência
Agosto-Setembro Ganesha Festival
2 de Outubro Aniversário de Mahatma Gandhi
Outubro-Novembro Diwali - Festival das Luzes






A INDEPENDENCIA DA ÍNDIA





indian-independence-day-august15th-scrap scraps greetings images for orkut, facebook
v4orkut.com






indian-independence-day-august15th-scrap scraps greetings images for orkut, facebook
v4orkut.com






indian-independence-day-august15th-scrap scraps greetings images for orkut, facebook
v4orkut.com




indian-independence-day-august15th-scrap scraps greetings images for orkut, facebook
v4orkut.com






Movimento que leva ao fim da dominação do Reino Unido sobre a Índia, em 1947. Desde o século XVI, portugueses, ingleses, holandeses e franceses exploram o país. Em 1690, os ingleses fundam Calcutá, mas só depois de uma guerra contra a França (1756-1763) o domínio do Reino Unido consolida-se na região. Oficialmente, a dominação britânica começa em 1857, após um motim de soldados, seguido por uma rebelião da população civil em diversas partes da Índia.

No século XIX, os britânicos esmagam várias rebeliões anticolonialistas. Paradoxalmente, a cultura britânica torna-se um fator de união entre os indianos. Com o inglês, os indianos adquirem uma língua comum. A organização política que governaria a Índia independente, o Partido do Congresso (I), é criada em 1885 por uma elite nativa de educação ocidental e funciona como um fórum para a atividade política de caráter nacionalista em toda a Índia.

A implantação do estilo ocidental de educação superior começa em 1817 em Calcutá, com a criação do Colégio Hindu. As classes médias atingidas pela educação ocidental são atraídas pela ideologia do nacionalismo e da democracia liberal. Inicialmente entusiastas em relação ao domínio britânico, tais classes tornam-se cada vez mais críticas.

O governo estipula limitações às associações representativas dos indianos nas legislaturas dos Atos do Conselho de 1909. Promete efetuar o que chama de "realização progressiva de um governo responsável" em 1917 e transfere algumas responsabilidades aos ministros eleitos nas províncias pelo Ato de Governo da Índia, de 1919.

Nos anos 20 cresce a luta nacionalista sob a liderança do advogado Mohandas Gandhi, do Partido do Congresso. Pregando a resistência pacífica, Gandhi desencadeia um amplo movimento de desobediência civil que inclui o boicote aos produtos britânicos e a recusa ao pagamento de impostos. Juntamente com o líder político Nehru, Gandhi consegue abalar a estrutura da dominação britânica através de campanhas sucessivas contra o pagamento de impostos e contra o consumo de produtos manufaturados ingleses, entre outros.

Protestos organizados por Gandhi contra a lei da repressão levam ao massacre de Amritsar. A campanha de não-cooperação deslanchada por Gandhi almeja conquistar o autogoverno (swaraj) e obtém o apoio do movimento Khilafat (muçulmano, contra o tratamento severo dispensado aos califas e ao império otomano após a I Guerra Mundial). Em 1930, Gandhi lidera seguidores numa marcha de 300 quilômetros até o mar, onde tomam em mãos o sal, desafiando as leis britânicas que proíbem a posse do produto não adquirido do monopólio governamental. O Movimento de Desobediência Civil (1930-34), que exige a independência, e o Movimento Saiam da Índia, que se segue ao encarceramento de Gandhi e de outros líderes em 1942, consolidam o apoio popular ao Congresso.

Após a II Guerra Mundial, os britânicos abrem negociações para a transferência do poder. O objetivo é preparar a independência com a criação de uma Assembléia Constituinte e a formação de um governo de transição indiano, que preserve a unidade do território e assegure os inúmeros interesses econômicos do Reino Unido na região.

O vasto subcontinente, no entanto, habitado por muçulmanos e hindus, passa por lutas internas que levam ao rompimento de sua unidade. Desde 1880, os muçulmanos politizados esperam proteger seus interesses contra a possível usurpação do poder pela maioria hindu. A Liga Muçulmana, de Mohamed Ali Jinnah, fundada em 1905, coopera com o Partido do Congresso em 1916, mas depois de 1937 enfatiza as aspirações distintas dos muçulmanos e em 1940 exige uma pátria muçulmana separada, o Paquistão. Os muçulmanos representam 24% da população e entram em choques constantes com os hindus. A rivalidade é incentivada pelos colonizadores britânicos, como forma de dividir a população e enfraquecer os movimentos de desobediência civil. A exigência da criação do Paquistão como Estado autônomo, compreendendo as áreas de maioria muçulmana no noroeste e leste da Índia, é satisfeita em 1947. Em 15 de agosto deste ano, a Índia, declarada independente, é dividida em dois Estados soberanos: a União Indiana e o Paquistão A partilha, baseada em critérios religiosos, provoca o deslocamento de mais de 12 milhões de pessoas. Choques entre hindus e muçulmanos deixam 200 mil mortos. O Paquistão, de população muçulmana, é formado por dois territórios separados por cerca de 2 mil quilômetros de distância: o Paquistão Oriental e o Paquistão Ocidental. Em 1971, o Paquistão Oriental torna-se um novo Estado independente, com o nome de Bangladesh.

Fonte: www.geocities.com.br
Independência da Índia
Não-violência e desobediência civil livraram o país do domínio britânico

Entre as conseqüências da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), pode-se apontar a descolonização e o surgimento de várias novas nações na África e na Ásia.

Trata-se de países que se libertaram do jugo das velhas potências colonialistas, como a Argélia e o Congo, continente africano, e o Laos, a Tailândia, o Camboja e a Indonésia, no asiático.

Gandhi em Londres, onde debateu a independência no Parlamento
Gandhi em Londres, onde debateu a independência no Parlamento

Contudo, um dos momentos mais importantes desse processo foi a independência da Índia.

País de dimensões continentais, com cerca de 3,3 milhões Km2, o país - dividido em vários principados - era dominado pela Inglaterra desde o século 18 e constituía uma das mais importantes colônias britânicas sob o aspecto econômico. Em 1885, surgiu o primeiro movimento nacionalista na região, encabeçado por intelectuais indianos.

Entretanto, até o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) o movimento nada conseguiu. A partir daí, passou a enfrentar uma Inglaterra enfraquecida economicamente e com dificuldades para manter seu extenso império, construído ao longo dos séculos 18 e 19. Por outro lado, a Índia estava marcada há cinco séculos pela divisão religiosa entre hindus e muçulmanos, grupos religiosos que criaram suas próprias organizações políticas em prol da independência.
"Mahatma" Gandhi

O grupo que se destacou foi o Partido do Congresso, que reunia os hindus. Contava com um líder extraordinário, o advogado Mohandas Gandhi, chamado de "Mahatma" ou "Grande Alma", nome que ele mesmo rejeitava. Gandhi pregava a resistência à dominação e a luta contra os britânicos por meio da não-violência e da desobediência civil, métodos que já havia empregado contra o apartheid, na África do Sul, onde vivera.

A ação de Gandhi consistia em desobedecer as leis inglesas sem se importar em sofrer as conseqüências do ato, em boicotar os produtos ingleses, em fazer greves de fome para que hindus e muçulmanos deixassem de lado as divergências religiosas e se unissem em favor da causa comum: a independência. Sua figura acabou por conquistar admiradores no mundo todo, inclusive na Inglaterra e o gandhismo inspira até hoje os movimentos pacifistas.

Ainda assim, os adeptos do islamismo na Índia se uniram na Liga Muçulmana, sob o comando de Mohamed Ali Jinnah, decididos a agir por conta própria o que os levava a freqüentes choques com os hindus. Os governantes ingleses se aproveitavam dessas realidades e as insuflavam, como forma de retardar o processo de independência.
Concessão da Independência

A Segunda Guerra Mundial, porém, enfraqueceu ainda mais a Inglaterra, de modo que ao fim do conflito era-lhe impossível manter o domínio sobre a Índia. Em 15 de agosto de 1947, a independência da Índia foi concedida. O país, porém, ainda enfrentava forte tensão entre os grupos religiosos rivais e se fragmentou em dois, a Índia propriamente dita e o Paquistão, sendo que este estava geograficamente dividido em Oriental e Ocidental, com um enclave indiano entre ambos.

Portanto, a violência religiosa e a disputa por terras prevaleciam. Gandhi que pregava a paz e a união de hindus e muçulmanos foi assassinado em 1948 por um radical hindu. No mesmo ano, a ilha do Ceilão, a sudeste do subcontinente indiano, tornou-se um Estado independente, com o nome de Sri Lanka. Do mesmo modo, o Paquistão oriental formaria um novo país, Bangladesh, em 1971.

Hoje, na República da Índia, os conflitos entre hindus e muçulmanos são menores, embora persistam. Outros dois grupos religiosos também têm força no país, os budistas e os sikhs, uma seita hinduísta com características próprias. As relações com o Paquistão ainda são conflituosas, em especial no que se refere à província indiana da Caxemira, no norte do país.

Fonte: noticias.uol.com.br
Independência da Índia

Gandhi com a sua roca de fiar e sobre seus tecidos grosseiros elaborado com teares manuais os simbpolis da libertação economica do jugo ingles, dispoto a oração motivo de grande força espiritual. Com tais armas dilacerou a Inglaterra o grande colonizador de todos os tempos.

No dia 15 de agosto incide a Independência de um país grandioso. No ano de 1947, a Inglaterra, ainda exausta da 2ª grande guerra mundial, reconhece a autonomia desse país. Ele possuía, então, a segunda maior população mundial humana. O Condutor da luta pela redenção da Índia país a que nos aludimos foi um dos nossos IIrm conhecido como Mahatma Gandhi ou a "Grande Alma". Mohandas Karamchand Gandhi empunhava a arma da tenacidade, descrita como a da "Não Violência". Ele postulava porque se identificava com um dos mais fortes preceitos da constituição de Anderson. "O maçom deve ser pessoa pacífica, submeter-se às leis do país, onde estiver e não deve tomar parte nem se deixar arrastar nos motins ou conspirações deflagrados, contra a paz e a prosperidade do povo, nem se mostrar rebelde a autoridades, porque a guerra, o derramamento de sangue e as perturbações da ordem, têm sido sempre funestos para a Maçonaria".
"O Mahatma" A grande Alma.

Gandhi não agiu isolado. Outros irmãos nossos da Índia dos quais citaremos três também influíram para isso fosse possível. A cultura maçônica dessa gente teve origem nas lojas da própria Inglaterra. Durante todo o desenrolar da primeira metade do século vinte.

Rudyard Kipling nasceu em 1865 em Bombaim, filho de prof inglês da Escola de Belas Artes. Um de seus livros para crianças, The jungle book , foi traduzido para o português por Monteiro Lobato

Rabindranãth Thakur Tagore, Escritor e poeta bengalí, Agraciado com o prêmio Nobel de Literatura. Nasceu em Calcutá - 1861 Em suas poesias oferece ao mundo uma mensagem humanitária e universalista

Srï Jawäharläl Nehru - Líder da Independência e Primeiro Ministro da República.

Fonte: www.samauma.com.br
Independência da Índia
Índia: da colônia à partilha
O movimento pela independência

"Na luta justa que estalou desejamos combater/ Segundo o costume antigo/Que só se lute com palavras, que só se combata com palavras." - Mahãbhãrata, epopéia hindu

O movimento pela independência da Índia no século XX centralizou-se na personalidade de Mohandas Karamchand Gandhi, chamado de Mahatma (o iluminado) por seus seguidores. Gandhi, um advogado de formação britânica, iniciou a mobilização do seu povo em favor da svaraj, a autonomia indiana, depois da 1ª Guerra Mundial, em 1919. Inspirado nas doutrinas orientais e em alguns escritores como Tolstoi e Thoreau, Gandhi optou por lutar contra o colonialismo por meios não violentos (ahimsa), apelando para a desobediência civil, para as greves, jejuns e ações de impacto, como sua marcha contra o imposto do sal realizada em 1930. Gandhi foi o único estadista do nosso século que lutou apenas com palavras e não com balas e pólvora.

A Liga Muçulmana, por sua vez, liderada por M.A. Jinnah, fundada em 1906, aceitou assinar um acordo - o Tratado de Lucknow, de 1916 - com o Partido do Congresso indiano, fundado em 1885, para somar esforços afim de também obter a independência. O tratado pavimentou o caminho para que, em 1920, O Movimento do Califado dos muçulmanos se unisse ao Movimento de não-cooperação de Gandhi. As relações entre muçulmanos e hindus, entretanto, sempre foram de desconfiança. Com a aproximação da independência, ao final da 2ª Guerra Mundial, os muçulmanos passaram a temer cada vez mais pelo seu destino como minoria numa Índia dominada pelos hindus. Cresceu então entre eles a idéia de formarem um país separado, o Paquistão.
A partilha da Índia

"onde o conhecimento é livre/ onde o mundo não partiu-se fragmentado por loucos muro/ onde a límpida corrente da razão não perdeu-se no árido deserto de areia habitado pela morte/ deixai-me despertar, meu Pai, neste lugar, neste céu de liberdade." - R. Tagore - Gitãnjali, 1912.

O governo trabalhista inglês, vitorioso nas eleições de 1945, acreditou ter chegado a hora de encerrar com o período imperial da Grã-Bretanha. Para tanto enviou à Índia Lord Mountbatten como vice-rei para negociar uma transição pacífica do domínio colonial com os representantes do povo indiano. O anúncio de que os ingleses estavam de partida e a excitação da liderança muçulmana fez com que se iniciassem matanças entre os seguidores das fés rivais. As regiões do Noroeste e do Nordeste encheram-se de gente chassinada. Trens inteiros carregavam mortos. Estima-se em mais de um milhão de vítimas na curta mas mortífera guerra religiosa de 1947-8. Isto convenceu os próprios líderes indianos como Nehru, Patel e mesmo Gandhi, considerado o "pai da nação", da necessidade de aceitar a partilha da Índia. Muçulmanos e hindus mostraram ser impossível viver sob a mesma bandeira. Iniciava-se o que Lapierre e Collins chamaram "o maior divórcio da história".

No próprio dia da independência, em 17 de agosto de 1947, deu-se a divisão. Os muçulmanos ficaram com duas regiões para si. Uma no noroeste e outra no nordeste do subcontinente. No vale do Indo formaram o atual Paquistão e no vale do Ganges, próximo a sua embocadura, formou-se o Paquistão Oriental (hoje Bangladesh). Foi uma infelicidade histórica. Justo no momento em que conquistava arduamente a autonomia ocorria a secessão da Índia. Confirmou-se, indiretamente, os antigos temores do poeta e místico Rabidranath Tagore, morto em 1941, de que os "loucos muros internos" poderiam vir também a desgraçar o seu país. Por ter aceitado a partilha, Gandhi foi assassinado em janeiro de 1948 por um nacionalista fanático.

Acordou-se em que 20% dos bens nacionais ficariam com o Paquistão e os 80% restantes para a Índia. Nas bibliotecas dividiram até os volumes da Enciclopédia Britânica. Artilharam até mesmo os instrumentos das bandas marciais. Muçulmanos radicais exigiram que o palácio de Taj Mahal, construído por um rei mongol, fosse levado pedra por pedra para o Paquistão. Brâmanes indianos por seu lado, queriam que se desviasse o rio Ido, que banhava o Paquistão muçulmano, porque os sagrados Vedas surgiram nas suas margens 2.500 anos antes. Foi um acontecimento incomum na história, um divórcio monstro que envolveu o patrimônio de milhares de anos e que pertencia a uma das mais antigas culturas da terra, com 400 milhões de proprietários.
Cachemira: o pomo da discórdia

"Em vão, amigo meu, tratastes de fugi da luta fratricida/nunca poderás, ó valente, subtrair-te da lei da natureza." - Bhagavadgitã, poema épico hindu

As relações da Índia com o Paquistão começaram mal e jamais foram amistosas. Para piorar ainda mais a difícil convivência entre ambos, observa-se que a Índia e o Paquistão (separado originalmente em Ocidental e Oriental) nasceram nos princípios da Guerra Fria. O Paquistão inclinou-se a favor dos EUA enquanto a Índia procurou o apoio da URSS. Explica-se que ambos possuem bombas atômicas - a Índia fazendo seu primeiro lançamento em 1974 e o Paquistão em 1998 em razão deles teriam sido estimulados pelas superpotências. Os EUA e a URSS não desejavam que apenas a China Popular fosse potência nuclear na Ásia e, a própria China Popular, adversária da Índia, estava interessada em que o Paquistão entrasse para o clube atômico. O perigo maior é que elas, as armas nucleares, possam ser utilizadas para resolver uma velha diferença que já se arrasta por mais de 50 anos, a questão da Cachemira.

A Cachemira é uma província do norte da Índia, 90% composta de montanhas, que faz fronteira com a China e com o Paquistão. Em 1947, Hari Singh, o marajá de Cachemira, pediu urgente apoio de tropas indianas para se defender da invasão das tribos Pathans. Em agradecimento, assinou o Instrumento de Acesso à União Indiana concordando com que a região se tornasse no estado indiano de Jammu e Cachemira. Desde então o Paquistão reclama a realização de um plebiscito em razão de 2/3 da população de 7 milhões de habitantes confessar-se muçulmana. Os indianos aceitaram ceder um terço do território ao Paquistão - chamado de Azad Kashmir -, mas não quiseram realizar um plebiscito. Como conseqüência eclodiu uma guerrilha total do Cachemira ou por sua integração futura ao Paquistão. O resultado é que essa disputa levou os países a duas outras guerras, uma em 1965 e outra em 1971, e é principal responsável pela corrida armamentista nuclear do presente.

O motivo da presente tensão entre os dois vizinhos, deve-se a exacerbação dos problemas políticos. No Paquistão elegeu-se o partido da Aliança Democrática Islâmica do 1º Ministro Nawaz Sharif, forte presença de fundamentalistas islâmicos, isto é, de radicais inimigos da conciliação com a Índia. O povo indiano por sua vez, em março de 1998, respondeu ao vizinho elevando ao governo o Partido Janata do 1º Ministro Atal Vajpayee, um nacionalista conservador influenciado pelos fundamentalistas hindus, que declarou-se disposto a resolver a questão do Cachemira de modo "definitivo".

Deste modo, quase num repente, o imenso subcontinente indiano vê-se as portas do início de uma corrida nuclear numa das áreas mais pobres do mundo. A Ásia que parecia acenar para o século XXI com uma era de paz e prosperidade, foi varrida por uma dupla tempestade: a financeira, que devastou os Tigres e Dragões econômicos, desmanchando a curto prazo os sonhos de propriedade, a das explosões atômicas que fez com que se abalasse as perspectivas de paz.





indian independence day august15th scraps greetings images for orkut, facebook
v4orkut.com




indian independence day august15th scraps greetings images for orkut, facebook
v4orkut.com





indian independence day august15th scraps greetings images for orkut, facebook
v4orkut.com





indian independence day august15th scraps greetings images for orkut, facebook
v4orkut.com




indian independence day august15th scraps greetings images for orkut, facebook
v4orkut.com



indian independence day august15th scraps greetings images for orkut, facebook
v4orkut.com




Send Orkut Scraps



Funny SMS


Send Orkut Scraps



Funny SMS


Send Orkut Scraps



Funny SMS


Send Orkut Scraps



Funny SMS


Send Orkut Scraps



Funny SMS


Send Orkut Scraps



Funny SMS


USE THIS NAMES IN GOOGLE OK?
VAI COLOCANDO ESSES NOMES QUE ESTÃO AÍ EMBAIXO E PESQUISANDO NO GOOGLE OK?:
LUIZA GOIANAPOLIS MY BLOG
GOIANÁPOLIS LUIZA CABELEIREIRA
luizacabeleireira2009@hotmail.com
LUIZA BOLLYWOOD
LUIZA SANTOS GOIANAPOLIS
luizacabeleireira@yahoo.com
BOLLYWOOD LUIZA
LUIZA BRAZILIAN INDIAN
MSN LUIZA GOIANAPOLIS
LUIZA GOIANAPOLIS
BOLLYWOOD GOIANAPOLIS LUIZA INDIA
BOLLYWOOD GOIANAPOLIS
GOIANAPOLIS LUIZA
LUIZA INDIA GOIANAPOLIS
GOIANAPOLIS BOLLYWOOD
LUIZA GOIANAPOLIS INDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário